Governo autoriza reduzir misturas no diesel para conter avanço no valor

Na última segunda, 6, o governo federal comunicou uma nova redução na mistura obrigatória de biodiesel no diesel. A redução que foi de 13% para 10% e valerá para os meses de novembro e dezembro de 2021.

Gás de cozinha, gasolina e diesel terão novo preço após anúncio da Petrobras
Gás de cozinha, gasolina e diesel terão novo preço após anúncio da Petrobras. (Imagem: Brazil Journal)

A finalidade da redução é garantir o preço do combustível, um dos pedidos dos caminhoneiros.

O litro do diesel está custando em média R$4,627, de acordo com uma pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O governo vem anunciando reduções seguidas como forma de conter o preço do diesel, desde o mês de maio. 

A tomada da decisão aconteceu na reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) realizada na última segunda. O conselho é composto por diversos ministros e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal encarregada do planejamento energético.

De acordo com o governo, cerca de 71% do biodiesel é composto por óleo de soja, matéria-prima que está com preço elevado no exterior, em decorrência do aumento da demanda e a desvalorização do real frente ao dólar.

Por conta disso, a “adoção de medida temporária de redução do teor de biodiesel” se fez necessária.

“[…] verifica-se durante o ano de 2021 que o mercado mundial continua com forte demanda pela soja, elevando o preço da commodity no cenário internacional. No mercado doméstico, o preço da soja é também impulsionado pela desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar”, disse o governo em nota.

“Assim, tendo em vista que o biodiesel brasileiro tem no óleo de soja sua maior parcela de matéria-prima, com cerca de 71%, sendo o restante oriundo de sebo bovino e outros óleos, verifica-se a necessidade de adoção de medida temporária de redução do teor de biodiesel”, finalizou o governo.

Reduções seguidas 

Mesmo afirmando que esta é uma medida temporária, o governo está desde o mês de abril realizando reduções na mistura do biodiesel no diesel. 

A decisão bateu com o fim da validade da medida provisória que zerou as alíquotas dos impostos federais PIS e Cofins que recaem sobre o diesel.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Governo autoriza reduzir misturas no diesel para conter avanço no valor

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA