INSS avisa que pedido pode estar travado por falta de documentos enviados

Em julho deste ano, a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou para 1,8 milhão de pedidos. Cerca de 25% dos pedidos estão travados por conta da falta de documentação. Para auxiliar aqueles que estão com o benefício travado o INSS divulgou a lista com os documentos que devem ser apresentados, de acordo com o tipo de benefício.

INSS avisa que pedido pode estar travado por falta de documentos enviados
INSS avisa que pedido pode estar travado por falta de documentos enviados (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)

Por conta das agências terem ficado fechadas durante alguns meses da pandemia, o órgão acabou acumulando benefícios para realizar a análise.

Quando o atendimento presencial era realizado os servidores já informavam ao segurado quais documentos eram necessários para a aprovação do benefício.

Lista de documentos

O instituto forneceu a lista com os principais documentos que devem ser apresentados pelos trabalhadores ao fazerem o pedido do benefício.

E informou que o segurado pode ligar no 135 para saber quais documentos precisa reunir para evitar que o processo fique parado à espera de complementação.

Quais documentos são exigidos para a solicitação dos principais benefícios?

Documentos originais para comprovar tempo de contribuição

Para trabalhador empregado/desempregado

Para contribuinte individual e facultativo

Aposentadoria por idade urbana

Os documentos abaixo devem ser apresentados somente quando solicitados pelo INSS:

Auxílio-doença (por incapacidade temporária)

Pensão por morte

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