INSS cria medida para diminuir fila de espera por benefícios previdenciários

Pontos-chave
  • INSS modifica carga horária de seus servidores;
  • Atendimentos presenciais devem ser feitos apenas pela manhã;
  • Fila de concessão dos benefícios gera ações na justiça.

INSS modifica carga horária de seus servidores para otimizar filas de concessão de seus benefícios. Nesta semana, a previdência social federal mudou a jornada de trabalho dos colaboradores para reforçar a análise dos benefícios. Os atendimentos presenciais ficarão restritos apenas para o turno da manhã.

INSS cria medida para diminuir fila de espera por benefícios previdenciários (Imagem: Reprodução/O Globo)
INSS cria medida para diminuir fila de espera por benefícios previdenciários (Imagem: Reprodução/O Globo)

As filas para a concessão dos benefícios estão custando caro para o INSS. Há milhares de processos na justiça de segurados que não tiveram o retorno de seus pedidos dentro do prazo determinado pelo órgão. Com isso, o funcionamento das agências será modificado para adiantar o fluxo de aprovações.

Servidores com jornada modificada

A alternativa adotada pelo INSS foi alterar a carga horária de trabalho dos servidores. Durante o turno da manhã serão mantidos os atendimentos presenciais, porém a partir das 14h eles deverão trabalhar apenas na análise dos processos.

De acordo com o próprio INSS, por mês estão sendo solicitados cerca de 567.140 benefícios. Desse total, 25% estão aguardando nas filas de espera por falta de documentações não entregue pelos segurados.

O órgão afirmou ainda que entre 95% e 97% dos atendimentos, estão já sendo feitos exclusivamente no turno da manhã.

Hoje, para ter o protocolo, não é necessário se deslocar até uma agência, basta ligar para o 135 ou fazer por meio do Meu INSS. Esse movimento fez com que a procura pelo atendimento presencial caísse em até 40%. Com isso, se otimiza a força de trabalho e a concentra em um horário de atendimento que seja mais eficiente para atender aos segurados”, informou o INSS, em nota.

Com a nova portaria, já publicada no Diário Oficial da União, os servidores terão uma carga de trabalho de 40 horas semanais. Das 8h por dia, 2h serão reservadas exclusivamente para a análise dos benefícios.

Prazo de análise de benefícios INSS

Tipo de pedido Prazo para conclusão definido por lei Prazo para conclusão a partir de 10 de junho
Benefício assistencial à pessoa com deficiência 45 dias 90 dias
Benefício assistencial ao idoso 45 dias 90 dias
Aposentadorias (menos por invalidez) 45 dias 90 dias
Aposentadoria por invalidez 45 dias 45 dias
Salário-maternidade 45 dias 30 dias
Pensão por morte 45 dias 60 dias
Auxílio-reclusão 45 dias 60 dias
Auxílio doença comum e por acidente de trabalho (auxílio temporário por incapacidade) 45 dias 45 dias
Auxílio acidente 45 dias 60 dias

Meu pedido segue em atraso, como posso recorrer?

O cidadão que não tiver a aprovação em tempo hábil deve recorrer a justiça. Nesse caso, ele pode acionar um processo administrativo dentro do próprio INSS ou então entrar com uma ação judicial.

Na segunda opção, é preciso receber o suporte de um advogado previdenciário que analise todas as documentações e demais informes de modo que ateste de que o benefício lhe é de direito. Sendo comprovada essas questões, basta entrar com um pedido de restituição na justiça.

Os processos são analisados pelos judiciários e quando encerrados, passam a ser pagos pelo Tribunal Regional Federal. Para quem tiver um valor de até 60 salários mínimos, as chamadas RPV, são depositadas diretamente nas contas bancárias informadas pelos solicitantes.

O cálculo da restituição é feito levando em consideração a quantia que deveria ser recebida pelo segurado, mas o período de atraso na aprovação do benefício. São acrescentadas ainda multas e juros.

INSS cria medida para diminuir fila de espera por benefícios previdenciários (Imagem: VEJA Abril)
INSS cria medida para diminuir fila de espera por benefícios previdenciários (Imagem: VEJA Abril)

O que faz meu benefício ser negado no INSS?

Normalmente, as solicitações são reprovadas nas seguintes situações:

  • Falta de documentos;
  • Análise incorreta dos documentos apresentados ao inss;
  • Quantidade insuficiente de servidores no inss, para atender com qualidade e de forma personalizada;
  • Falta de peritos especializados para analisar os problemas de saúde da pessoa que solicita benefícios por incapacidade;
  • Falta de orientação correta e, em especial, um planejamento previdenciário;
  • Doença preexistente;
  • falta de qualidade de segurado;
  • falta de cumprimento do período de carência; etc

É válido ressaltar que mesmo o segurado que receber a negativa do órgão, desconfiando da análise, pode entrar com uma solicitação para revisão de seu benefício.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.