Prefeitura de Cuiabá inicia vacinação para maiores de 18 anos

No último final de semana, o prefeito da cidade de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou uma nova fase do cronograma de vacinação contra a Covid-19. Desde o último sábado, 4, está em vigor a campanha: Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar.

Prefeitura de Cuiabá inicia vacinação para maiores de 18 anos
Prefeitura de Cuiabá inicia vacinação para maiores de 18 anos. (Imagem: VG Notícias)

A ação é voltada à imunização de adultos na faixa etária de 18 a 24 anos de idade. No entanto, é preciso mencionar que este público precisa fazer o cadastramento antes de se dirigir aos postos de vacinação.

Dados apresentados pela Prefeitura de Cuiabá apontaram que 79,2% da população com 18 anos de idade ou mais já passou pela primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Enquanto isso, outros 38,6% já concluíram o esquema vacinal com as duas doses da vacina ou a dose única. 

Na oportunidade, o prefeito disse que, “este público de 18 a 24 anos, que vamos começar a vacinar, tem um total de 84.400 pessoas, ou seja, temos ainda muita gente para ser imunizada.

Mas se continuarmos recebendo remessas com quantidades grandes de doses e não tivermos um número alto de abstenções, vamos conseguir completar a vacinação com a primeira dose ainda neste mês”, declarou Emanuel Pinheiro. 

Mesmo com o agendamento para a vacinação deste público liberado, é preciso se atentar quanto ao cronograma desta segunda e terça-feira, 6 e 7, respectivamente. Isso porque, esta segunda-feira é ponto facultativo, e amanhã é feriado da Independência do Brasil.

Diante das ocasiões, a coordenação da campanha de imunização decidiu recorrer ao rodízio entre os polos, considerando a baixa procura da população nas datas mencionadas. 

Sendo assim, nesta segunda-feira, 6, estarão abertos os polos do Sesc Balneário das 09h às 16h e do Sesi Papa das 09h às 17h. Já na terça-feira, 7, a vacinação acontecerá nos polos do Senai Porto das 08h às 17h e na UFMT das 09h às 17h. 

Vale ressaltar que o polo da Assembleia Legislativa permanece fechado até amanhã em virtude de uma solicitação feita pela própria Assembleia que está em obras no local.

Portanto, todos os agendamentos feitos para esta unidade devem ser remanejados para o posto de vacinação mais próximo que esteja funcionando na data marcada. O local volta a atender normalmente da próxima quarta-feira, 8, em diante. 

Em complemento, o prefeito de Cuiabá informou que tem se empenhado para adquirir novas doses de vacinas contra a Covid-19, que serão destinadas para a vacinação de reforço mediante a aplicação da terceira dose em idosos. 

Esta fase extra da campanha será priorizada para os idosos com 70 anos ou mais, bem como os imunossuprimidos. Emanuel Pinheiro também declarou ter iniciado tratativas para obter doses o suficiente para atender o público de 12 a 17 anos.

A vacinação dos adolescentes deve ser iniciada logo após os adultos com 18 anos ou mais receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Acredita-se que os meses de setembro e novembro terão um intenso fluxo de vacinação, sobretudo no que compete à aplicação da segunda dose do imunizante. 

Por esta razão, o prefeito requereu uma nova organização para o atendimento desta etapa da vacinação. Sendo assim, as segundas doses serão aplicadas em unidades específicas das quatro regionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.