BH anuncia vacinação para adolescentes com comorbidades e gestantes

A capital mineira deu início à vacinação a um novo grupo nesta segunda-feira, 6. A partir de hoje, as doses das vacinas contra a Covid-19 também poderão ser aplicadas nos adolescentes com idade entre 12 a 17 anos

BH anuncia vacinação para adolescentes com comorbidades e gestantes
BH anuncia vacinação para adolescentes com comorbidades e gestantes. (Imagem: Correio Braziliense)

A vacinação deste público dará prioridade em um primeiro momento aos adolescentes com comorbidades, para somente após a conclusão da imunização deste grupo, começar a aplicar as vacinas nos demais jovens.

Lembrando que as grávidas, puérperas e lactantes continuam sendo vacinadas mediante autorização médica. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (BH), 5.521 adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos com comorbidades tiveram os cadastros validados. Este número também abrange gestantes, lactantes e puérperas.

Vale ressaltar que adolescentes entre 15 a 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Já os jovens entre 16 e 17 anos não precisam de acompanhante. 

O cronograma de vacinação desta semana acontecerá da seguinte forma:

  • Segunda-feira, 6: primeira dose para adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes; segunda dose para pessoas de 33 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;
  • Terça-feira, 7: não haverá vacinação;
  • Quarta-feira, 8: segunda dose para pessoas de 32 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias; primeira dose de adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 8 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;
  • Quinta e sexta-feira, 9 e 10: segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades. Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro.

Vale mencionar que no caso específico da vacinação para adolescentes, serão utilizadas a vacina da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada neste público. No mais, todos os grupos contemplados pelo cronograma atual devem respeitar as seguintes normas:

  • Ter se cadastrado até 23h59 do dia 2 de setembro;
  • Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro devendo conter o número do registro do profissional no respectivo conselho de classe;
  • Apresentar documento de identificação, podendo ser identidade ou certidão de nascimento;
  • Adolescente devem apresentar o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde;
  • Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.