Licenciamento de veículos em SP exige regularização de três placas este mês

Neste mês de setembro, os proprietários de veículos com placas final 7 e caminhões com placa 1 e 2 devem realizar o licenciamento obrigatório. As datas são organizadas em um calendário divulgado no início do ano. 

Licenciamento de veículos em SP exige regularização de duas placas este mês
Licenciamento de veículos em SP exige regularização de duas placas este mês (Imagem: Pixabay)

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), é possível realizar todo o procedimento de maneira digital, por meio do sistema bancário.

Os motoristas não precisam ir até uma unidade do Detran ou do Poupatempo para emitir a declaração anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo.

O valor cobrado da taxa de veículos é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. 

Os veículos zero km, o valor é de R$ 131,80. É importante reforçar que neste ano não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Como fazer o licenciamento do veículo?

Os motoristas precisarão informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos – IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br).

Além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel sulfite comum.

O que é CRLV?

O licenciamento é obrigatório, e deve ser renovado todo ano, ele atesta que o automóvel está com as normas de segurança em dia e pode circular pelas ruas.

CRLV

Esse documento está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e estava disponível desde o ano de 2018.

O documento pode ser visto pelo proprietário, mesmo que ele não tenha acesso a internet, por gerar um PDF com uma assinatura digital.

O dono do veículo pode imprimir o documento em casa e terá a validade do documento físico.

Como baixar CRLV?

  • Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Selecionar incluir;
  • Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!