Licenciamento SP: Passo a passo para você emitir documento digital 

Os motoristas de São Paulo agora contam com mais facilidade no processo de licenciamento dos veículos. Desde maio, a emissão do Detran-SP para Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), está sendo feita online. O documento de porte obrigatório permite a circulação do veículo.

Licenciamento SP: Passo a passo para você emitir documento digital 
Licenciamento SP: Passo a passo para você emitir documento digital (Imagem: Montagem/FDR)

O CRLV eletrônico tem a mesma validade jurídica da versão impressa. Em todo o estado de São Paulo, mais de 30 milhões de proprietários de veículos são beneficiados com a mudança. 

“Mesmo não sendo mais emitido pelo Detran-SP e entregue pelos Correios, o processo para solicitar o documento do veículo ficou mais ágil e prático. O serviço está disponível nos portais do Detran e Poupatempo, além do app Poupatempo Digital e pode ser feito com segurança e comodidade, sem a necessidade sair de casa”, explica Ernesto Mascellani Neto, presidente do Departamento Estadual de Trânsito.

Passo a passo para você emitir licenciamento digital

O documento fica disponível após o pagamento do licenciamento, DPVAT e eventuais débitos. É possível realizar o download ou imprimir o CRLV por três locais.

Primeiro, pelo site do Detran de São Paulo. Após acessar o portal, informe o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica). Em seguida, faça login.

Preencha o seu CPF/CNPJ, RENAVAM e PLACA e insira seu número de celular para envio de SMS com o código de segurança a ser informado na solicitação de licenciamento.

Segundo, pelo aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito”. E terceiro, pelo portal do Denatran

O documento poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única. 

Vale lembrar que o licenciamento anual é um procedimento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas. A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Calendário

O calendário é definido de acordo com o número final da placa. Veja a ordem de pagamentos da taxa de licenciamento. Nesses mesmos prazos vence a legalidade do veículo em circular pelo país. 

Imagem: Google

Detran-SP online

De acordo com o Detran-SP, entre maio e agosto deste ano foram emitidos 5 milhões de licenciamentos digitais no estado, mas vale ressaltar que o acesso ao documento digital não foi o único serviço on-line que o departamento atualizou.

Outras 48% estão em uso através da internet desde março, quando os primeiros casos da Covid-19 apareceram no Brasil. Ao todo, são 64 serviços disponíveis tanto no portal, quando pelo aplicativo Detran-SP, disponíveis nos sistemas Android e iOs.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!