Neste mês de setembro, os proprietários de veículos com placas final 7 e caminhões com placa 1 e 2 devem realizar o licenciamento obrigatório. As datas são organizadas em um calendário divulgado no início do ano.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), é possível realizar todo o procedimento de maneira digital, por meio do sistema bancário.
Os motoristas não precisam ir até uma unidade do Detran ou do Poupatempo para emitir a declaração anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo.
O valor cobrado da taxa de veículos é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento.
Os veículos zero km, o valor é de R$ 131,80. É importante reforçar que neste ano não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Como fazer o licenciamento do veículo?
Os motoristas precisarão informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos – IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.
O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.
Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br).
Além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel sulfite comum.
O que é CRLV?
O licenciamento é obrigatório, e deve ser renovado todo ano, ele atesta que o automóvel está com as normas de segurança em dia e pode circular pelas ruas.
CRLV
Esse documento está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e estava disponível desde o ano de 2018.
O documento pode ser visto pelo proprietário, mesmo que ele não tenha acesso a internet, por gerar um PDF com uma assinatura digital.
O dono do veículo pode imprimir o documento em casa e terá a validade do documento físico.
Como baixar CRLV?
- Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).
- Selecionar incluir;
- Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.