Vetado! Bolsonaro não aprova suspensão da prova de vida do INSS até dezembro

Prova de vida permanecerá obrigatória. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que proíbe alterações no sistema previdenciário. A determinação foi publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial. O texto determina que a renovação anual dos segurados deve permanecer em funcionamento, resultando na suspensão dos salários daqueles que descumprirem a medida.

Vetado! Bolsonaro não aprova suspensão da prova de vida do INSS até dezembro (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
Vetado! Bolsonaro não aprova suspensão da prova de vida do INSS até dezembro (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Após meses em suspensão, a prova de vida do INSS voltou a valer. Devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento tinha sido inicialmente paralisado para não expor a população aos riscos de contaminação.

Porém, sob a justificativa do andamento da campanha de vacinação, Bolsonaro reprovou o novo congelamento.

Justificativa do veto

Para justificar sua decisão, Bolsonaro informou que o atual estado de emergência não deve ser visto como um empecilho para o andamento das atividades administrativas do INSS. De acordo com ele, a questão do atendimento presencial já foi resolvida, podendo o sujeito fazer sua renovação pela internet.

O presidente informou ainda que a decisão poderia resultar no pagamento indevido de benefícios para os sujeitos que estão fora das regras determinadas pelo INSS. Desse modo, não há chances de uma nova suspensão.

Medidas que otimizam o funcionamento da prova de vida

De acordo com o projeto validado por Bolsonaro, as instituições financeiras deverão seguir os protocolos abaixo para validar o cadastro da população:

  • bancos deverão usar sistemas de biometria para realizar a prova de vida dos segurados;
  • bancos também deverão dar preferência máxima de atendimento para os beneficiários com mais de 80 anos ou com dificuldades de locomoção;
  • prova de vida pode ser realizada por representante legal ou por procurador do beneficiário, legalmente cadastrado no INSS.

 Atual calendário da prova de vida do INSS

Mês original Mês em que deve ser feita
Até abril/2020 Junho/21
Maio e junho/20 Julho/21
Julho e agosto/20 Agosto/21
Setembro e outubro/20 Setembro/21
Novembro e dezembro/20 Outubro/21
Janeiro e fevereiro/21 Novembro/21
Março e abril/21 Dezembro/21
Maio e junho/21 Janeiro/22
Julho e agosto/21 Fevereiro/22
Setembro e outubro/21 Março/22
Novembro e dezembro/21 Abril/22
Janeiro e fevereiro/22 Maio/22
Março e abril/22 Junho/22
Maio e junho/22 Julho/22
Julho/22 Agosto/22

Quem deve fazer a prova de vida?

  • Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição, especial e rural, por exemplo);
  • Benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio-acidente)
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • BPC/LOAS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.