Formas de realizar prova de vida do INSS usando a internet

Diante de tantas suspensões sobre a obrigatoriedade da prova de vida, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficaram confusos sobre a necessidade ou não de realizar este procedimento. O fato é que, apesar dos últimos trâmites no Senado Federal, nenhuma sugestão para uma nova suspensão foi acatada formalmente. 

Formas de realizar prova de vida do INSS usando a internet
Formas de realizar prova de vida do INSS usando a internet. (Imagem: Shutterstock)

O procedimento é obrigatório para todos os segurados do INSS, independentemente do tipo de benefício ou forma de recebimento.

A prova de vida ou renovação de fé, como também é conhecida, garante a manutenção dos pagamentos de salários previdenciários, como: pensão por morte, auxílio-doença, aposentadoria ou outro benefício.

Ela deve ser feita uma vez por ano sempre no mês de aniversário ou assim que completar um ano que a última comprovação de vida foi feita. O procedimento é obrigatório para comprovar que o segurado permanece vivo, e evitar fraudes ou pagamentos indevidos.

Se por alguma razão a prova de vida não for realizada, o cidadão terá o salário previdenciário suspenso ou cancelado até que regularize a situação.

Tradicionalmente a prova de vida é realizada junto à agência bancária pagadora do salário previdenciário. Basta realizar qualquer transação no caixa eletrônico, como depósito, saque ou transferência para assegurar a manutenção do recurso disponibilizado pelo INSS.

No entanto, diante dos impactos da pandemia da Covid-19 e a necessidade de manter o distanciamento social, novas formas de executar a prova de vida foram implementadas. 

Prova de vida on-line

O procedimento pela internet foi um marco dos últimos meses, permitindo que a obrigação fosse cumprida, além de facilitar e preservar a segurança dos segurados do INSS.

Para realizar a prova de vida pela internet é preciso verificar se os dados cadastrais junto ao INSS estão atualizados. Mas não se preocupe, pois se for o caso, o segurado é notificado via SMS.

Ante de dar início à comprovação de vida pela internet, o cidadão precisa autorizar o procedimento pelo aplicativo Meu INSS e pelo Gov.br.

Na sequência, basta acessar ambas as plataformas e selecionar a opção “Prova de Vida”, e então seguir todas as orientações como a fotografia e reconhecimento facial.

Em seguida as plataformas irão solicitar o anexo de uma foto do documento de identidade oficial com foto, bem como o número do Título de Eleitor. Fornecidos esses dados, basta esperar pela análise e validação referente à atualização dos dados cadastrais. Assim que o INSS concluir a verificação, ele irá emitir o comprovante de execução da prova de vida.

Calendário da prova de vida 2021

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.