Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1)

Começaram a valer hoje, 01, as novas regras para contratação de seguro de veículos em todo Brasil. A finalidade destas mudanças, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep) é flexibilizar os critérios para aumentar o acesso ao serviço.

Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1)
Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1) (Imagem: Divulgação/Detran-AM)

Partindo deste ponto, o objetivo é que a contratação do serviço se torne mais personalizado, garantindo até mesmo um serviço mais em conta. No caso de donos de veículos mais antigos, por exemplo, podem contratar a segurança somente em casos de acidentes.

Uma pesquisa de 2019 realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito, revelou que 84% da frota do país não está assegurada.

“As mudanças no seguro auto propiciarão muitas oportunidades para o mercado e, principalmente, para novos consumidores de seguro. Trata-se de oferecer mais acesso e possibilidade de escolhas”, disse Solange Vieira, superintendente da Susep.

A FenSeg (Federação Nacional de Seguros) acredita que as novas regras tornam as relações contratuais mais transparentes. Além de deixar que o serviço de seguro de veículos atenda cada cliente da melhor forma para cada um.

“A padronização de produtos deixa de ser a forma clássica de atuação das seguradoras. A Circular estimula a criação de novos produtos, com claro ganho de eficiência. O resultado é o aumento da competitividade e da inovação no segmento”, disse Antonio Trindade, presidente da FenSeg.

Principais mudanças no seguro de veículos

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile