Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1)

Começaram a valer hoje, 01, as novas regras para contratação de seguro de veículos em todo Brasil. A finalidade destas mudanças, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep) é flexibilizar os critérios para aumentar o acesso ao serviço.

Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1)
Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1) (Imagem: Divulgação/Detran-AM)

Partindo deste ponto, o objetivo é que a contratação do serviço se torne mais personalizado, garantindo até mesmo um serviço mais em conta. No caso de donos de veículos mais antigos, por exemplo, podem contratar a segurança somente em casos de acidentes.

Uma pesquisa de 2019 realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito, revelou que 84% da frota do país não está assegurada.

“As mudanças no seguro auto propiciarão muitas oportunidades para o mercado e, principalmente, para novos consumidores de seguro. Trata-se de oferecer mais acesso e possibilidade de escolhas”, disse Solange Vieira, superintendente da Susep.

A FenSeg (Federação Nacional de Seguros) acredita que as novas regras tornam as relações contratuais mais transparentes. Além de deixar que o serviço de seguro de veículos atenda cada cliente da melhor forma para cada um.

“A padronização de produtos deixa de ser a forma clássica de atuação das seguradoras. A Circular estimula a criação de novos produtos, com claro ganho de eficiência. O resultado é o aumento da competitividade e da inovação no segmento”, disse Antonio Trindade, presidente da FenSeg.

Principais mudanças no seguro de veículos

  • Cobertura de casco pode ser realizada para um ou vários tipos de riscos selecionados, seja  ele furto, roubo, colisão ou incêndios
  • O seguro do automóvel pode ser contratado juntamente com outras modalidades de seguro, como residencial e empresarial
  • Seguro poderá ser vinculado ao condutor, o que permite que seja usado em veículos alugados, compartilhados, entre outros
  • A cobertura parcial do veículo está permitida
  • as seguradoras poderão realizar reparo do veículo exclusivamente em oficina de rede referenciada da seguradora
  • Seguradoras poderão cobrar franquia em casos de indenização total seja por incêndio, queda de raio e explosão.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Seguro de veículos ganha novas regras que valem a partir de hoje (1)

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA