Um novo calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se inicia nesta quarta-feira, 1º de setembro. É importante saber que a autarquia dividiu o cronograma de pagamentos em duas fases para atender grupos distintos.
O primeiro grupo é composto por beneficiários que recebem salários equivalentes ao piso nacional de R$ 1.100. Já o segundo grupo recebe benefícios superiores a um salário mínimo, podendo atingir o teto do INSS de R$ 6.433,57.
Para ter direito a recursos do INSS superiores a um salário mínimo é preciso analisar o tipo de benefício recebido, seja aposentadoria, auxílio ou pensão. No geral, a quantia exata irá depender do cálculo baseado na média de contribuições previdenciárias.
Os salários do INSS são pagos de maneira escalonada, ou seja, de acordo com o dígito final impresso no cartão da autarquia, que consiste no Número de Identificação Social (NIS).
Desta quarta-feira, 1, até o dia 8 de setembro é a vez dos beneficiários cujo NIS termina de 1 a 6 receberem salários superiores ao piso nacional, e assim por diante. Veja o calendário:
- 1 de setembro: NIS final 1 e 6;
- 2 de setembro: NIS final 2 e 7;
- 3 de setembro: NIS final 3 e 8;
- 6 de setembro: NIS final 4 e 9;
- 8 de setembro: NIS final 5 e 0.
Os beneficiários interessados podem consultar o extrato de pagamento. Basta acessar o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo. Já na página inicial, é preciso clicar em “extrato de pagamento do benefício” e pronto, terá livre acesso a todo o histórico de depósitos até aquele momento.
Vale ressaltar que se o beneficiário desejar, ele pode fazer a consulta do salário do INSS diretamente na autarquia ou junto ao banco pagador do salário. Nestes casos, é preciso entrar em contato através da Central de Atendimento 135, ou pelo telefone de contato da respectiva instituição financeira.
Também existe a possibilidade de alterar o formato de pagamento que, tradicionalmente, é feito pelo cartão do INSS em uma conta corrente na titularidade do beneficiário. Para isso, basta seguir este passo a passo:
- Acesse o site Meu INSS;
- Faça o login com CPF e senha;
- Clique em “Agendamento/Solicitações”;
- No canto direito, clique em “Novo requerimento”;
- Em seguida, vá em “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços”;
- Depois, clique em “Transferir Benefício para Conta Corrente – Atendimento à distância”;
- Preencha ou atualize as “Informações de Contato”;
- Na mesma tela, clique em “Dados Adicionais” e informe os dados bancários (agência, banco, tipo de conta, número da conta) e o número do benefício;
- Agora, clique em “Anexos”;
- Clique no quadro azul “Novo” e envie os documentos que comprovem a titularidade da conta e do benefício.