Matrícula dos aprovados na lista de espera do FIES ganha novo prazo

Estudantes aprovados na lista de espera do FIES têm até 17 de setembro para realizar a matricula na instituição. O processo de matrícula nesse programa é um pouco mais demorado do que em outros.

Matrícula dos aprovados na lista de espera do FIES ganha novo prazo
Matrícula dos aprovados na lista de espera do FIES ganha novo prazo (Imagem/Reprodução: 2em1 Consultoria)

O Ministério da Educação decidiu estender o prazo para matricula dos aprovados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil, assim, os estudantes terão até 17 de setembro para realizar essa etapa.

Vale lembrar que é essa etapa que realmente dá acesso à vaga, a inscrição e convocação no sistema não garante que a matrícula será efetivada.

Para isso o estudante precisa comprovar as informações e ter o financiamento aprovado junto a instituição bancária.

Matrícula dos selecionados na lista de espera do FIES 2021

No FIES o procedimento é um pouco mais burocrático e demorado. Já que envolve não apenas a instituição de ensino, mas também um agente bancário. Veja abaixo todas as etapas para realizar a matrícula.

Se você foi pré-selecionado deve primeiro acessar o portal do Fundo de Financiamento Estudantil, lá ele terá que realizar o login com seus dados cadastrados durante a inscrição.

O portal é necessário conferir seus dados, lembrando que eles são usados na contratação do financiamento, no sistema e inserir o que for solicitado.

A etapa dois consistem em se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. O prazo para isso é de até 5 dias após a complementação no portal.

A CPSA é responsável por receber todos os documentos do estudante, emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar matrícula.

Vale lembrar que a matricula só é efetivada após a contratação do financiamento. É importante conferir se instituição está realizando essa etapa presencialmente ou de forma virtual.

Três dias após isso, começa a contar o período de 10 dias, dentro desse espaço de tempo ele terá que comparecer em um agente bancário. Nessa etapa ele fará de fato a contratação do financiamento estudantil.

Em caso de dúvidas, acesse o Portal do Programa ou entre em contato pela Central de Atendimento, no número 0800-616161.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.