Macapá lança Cartão da Merenda para alunos da rede pública de ensino

Nesta semana a Prefeitura de Macapá lançou o Cartão da Merenda, que será capaz de garantir a segurança alimentar de 34 mil estudantes da rede municipal de ensino. Esses alunos serão contemplados por parcelas fixas de R$ 100 durante quatro meses. 

Macapá lança Cartão da Merenda para alunos da rede pública de ensino
Macapá lança Cartão da Merenda para alunos da rede pública de ensino. (Imagem: Prefeitura de Macapá)

O benefício será depositado todos os meses pela administração municipal no Cartão da Merenda, que começou a ser entregue às famílias desses estudantes na última quarta-feira, 25.

Mas é importante ressaltar que mesmo diante da oferta deste benefício, os alunos que frequentam as aulas presenciais ou híbridas também serão alimentados nas escolas. 

Na oportunidade, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou que o objetivo do Cartão da Merenda é assegurar que os alunos também tenham uma alimentação adequada dentro de casa, especialmente em virtude do ensino remoto que foi implementado em virtude da economia, aumentando o consumo residencial. 

Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) elaborou um esquema para a entrega dos cartões nas escolas municipais.

As entregas acontecerão no turno e dia em que o aluno frequenta a escola. Para a retirada do Cartão da Merenda é preciso apresentar um documento de identidade original com foto. Lembrando que somente os pais ou responsáveis são autorizados a retirar a ferramenta. 

Se um pai ou responsável tiver mais de um filho estudando na mesma escola, ele pode obter o benefício acumulado no mesmo instante, sem a necessidade de retornar ao colégio em outro dia ou turno.

Em caso de transferências, os secretários das escolas precisarão identificar em qual unidade o Cartão da Merenda está reservado para entrega, e então passar as devidas orientações aos pais. Destacando que o benefício é válido somente para os estudantes com matrícula ativa em alguma escola da rede de ensino municipal. 

Se algum dado incorreto for identificado no cartão, os pais devem atualizar os dados cadastrais dos filhos junto à escola e solicitar as providências cabíveis para que um novo cartão seja disponibilizado.

O mesmo procedimento é válido em caso de perda do cartão na própria escola. O pai ou responsável tem o direito de pedir uma segunda via que será emitida em outra remessa.

Se após a aquisição do cartão o pai ou responsável perdê-lo, é necessário registrar um boletim de ocorrência e notificar a escola para fazer o bloqueio da ferramenta. 

A primeira parcela de R$ 100 reais já foi depositada nos cartões que estão prontos para uso assim que forem adquiridos. As demais parcelas serão liberadas nos meses de setembro, outubro e novembro. 

Calendário de entrega do Cartão da Merenda 

Creches:

  • 25 de agosto – Turmas do Maternal II;
  • 26 de agosto – Turmas do Maternal III;
  • 27 de agosto – Turmas do Maternal IV.

Escolas municipais de educação infantil (EMEIS)

  • 25 de agosto – Turmas do 1º período;
  • 26 de agosto – Turmas do 2º período.

Escolas municipais de ensino fundamental (EMEFS)

  • 25 de agosto – Turmas do 1º ano;
  • 26 de agosto – Turmas do 2º ano;
  • 27 de agosto – Turmas do 3º ano;
  • 28 de agosto – Turmas do 4º e 5º anos.

Educação de jovens e adultos (EJA)

  • 25 de agosto – 1° etapa;
  • 26 de agosto – 2° etapa;
  • 27 de agosto – 3° etapa;
  • 28 de agosto – 4° etapa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.