Governo cria programa de recompensas para quem economizar energia

Nesta quarta-feira (25), o Ministério de Minas e Energia apresentou medidas para diminuir o impacto no setor elétrico. O país passa pelo pior cenário de crise hídrica dos últimos 91 anos. Entre as ações, o governo cria programa de recompensas para quem economizar energia.

Governo cria programa de recompensas para quem economizar energia
Governo cria programa de recompensas para quem economizar energia (Imagem: eric anada/Pexels)

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, os meses de agosto e setembro foram os piores da série histórica de monitoramento do setor elétrico.

O ministro destaca que o cenário atual impacta na gestão hidroelétrica. As perspectivas futuras, com relação às precipitações até o final do período seco, não são boas. Até o final de setembro, outubro, Albuquerque afirma que há projeção de menores precipitações.

Os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que representam 70% da geração de energia nacional, estão com 23% da capacidade de armazenamento. Este nível é menor do que o indicado em agosto de 2001. Na ocasião, o Brasil passou por racionamento de energia.

Governo cria programa de recompensas para quem economizar energia

Uma das medidas anunciadas foi o lançamento da elaboração do programa de redução voluntária de consumo de energia elétrica — para os consumidores atendidos pelas distribuidoras. Este programa tem o objetivo de dar incentivo econômico para quem diminuir o consumo.

Pelo programa, a meta de redução voluntária para os pequenos consumidores será informada na conta de luz, com desconto na fatura da energia elétrica. Conforme o ministério ao gastar menos energia elétrica, a conta ficará mais barata.

O ministro de Minas e Energia informou que essa é uma das ações do governo federal com o intuito de equilibrar a demanda por emergia elétrica e a escassez de chuvas.

Ele revela que o programa está quase pronto. A ideia é de colocar em operação no dia 1º de setembro.

Apesar da crise hídrica, o ministro declara que o governo não trabalha com a hipótese de racionamento. “Isso tem que ficar muito claro”, enfatiza.

O programa segue sendo estruturado. Ele contará com a definição de meta mínima de redução para a obtenção do crédito. Na próxima semana, o ministério deve divulgar o detalhamento e regras do programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.