Após 10 anos, abastecer com gasolina está mais vantajoso do que etanol no MT

Após uma década, o abastecimento com gasolina está mais vantajoso do que etanol em Mato Grosso. Há cerca de duas semanas, abastecer com etanol no MT é vale menos a pena. A informação foi divulgada pelo Sindipetróleo nesta quarta-feira (24).

Após 10 anos, abastecer com gasolina está mais vantajoso do que etanol no MT
Após 10 anos, abastecer com gasolina está mais vantajoso do que etanol no MT (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com o Sindipetróleo, em muitas vezes, o etanol sempre foi mais vantajoso apenas em Mato Grosso — na comparação com outros estados.

Como resultado do aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras, nas bombas, a vantagem mudou em todo o país. Atualmente, a gasolina passa a ser a mais vantajosa em todos os estados.

A competitividade entre os dois produtos é calculada ao considerar que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores à gasolina.

No caso de a proporção alcançar 70%, em média, é considerada indiferente o uso de etanol ou gasolina no tanque.

Contudo, atualmente, a relação de preços alcança o percentual acima de 72%. Por conta disso, o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares, explica que há mais vantagem em abastecer com gasolina. “Notícia incomum para Mato Grosso”, afirma.

O diretor-executivo argumenta que as elevações consideráveis nos combustíveis também afetam o volume de vendas — e aumenta o custo dos postos.

Devido ao “preço de tudo nas alturas”, o consumidor tem a renda prejudicada. Assim, esta pessoa tende a controlar os gastos, e circular menos com o veículo se torna sua alternativa.

Valor da gasolina e etanol no MT

Conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre os dias 15 e 21 de agosto, o litro do etanol era comercializado em Mato Grosso, em média, por R$ 4,33. Neste mesmo período, a ANP revela que a gasolina foi comercializada no estado por R$ 5,94.

Para calcular qual combustível é mais vantajoso, basta dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Caso o resultado seja abaixo de 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para o abastecimento. Por outro lado, se o resultado foi acima de 0,7, a gasolina é a melhor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.