Prova de vida do INSS dá andamento as obrigações; calendário foi divulgado

Pontos-chave
  • INSS faz nova convocação para a prova de vida;
  • Segurados devem seguir o calendário com base nos atrasos de 2020;
  • Procedimento pode ser feito presencialmente ou pela internet.

Segurados do INSS devem ficar atentos aos prazos da prova de vida. Com a pandemia do novo coronavírus, milhares de pessoas ficaram com os cadastros desatualizados na previdência. Inicialmente, foi permitido receber o abono mesmo sem cumprir com a renovação anual obrigatória. Porém, agora o cidadão deve retornar as agências. Acompanhe.

Prova de vida do INSS dá andamento as obrigações; calendário foi divulgado (Imagem: Reprodução Agência Brasil)
Prova de vida do INSS dá andamento as obrigações; calendário foi divulgado (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

A prova de vida do INSS nada mais é do que um procedimento que tem como finalidade garantir que o beneficiário está vivo e tem o direito de permanecer recebendo seu benefício.

Para faze-la, basta apresentar um documento oficial com foto e conferir se os dados pessoais estão atualizados no sistema da previdência.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas tiveram os informes travados. Isso porque, diante das possibilidades de contaminação pela doença, parte significativa da população não pode mais comparecer as unidades do INSS e agencia bancária para fazer a renovação.

Retomada da prova de vida

Após mais de um ano com os registros em atraso, os segurados voltaram a ser convocados para fazerem a prova de vida. Desde junho deste ano o cronograma passou a vigorar e mensalmente um novo grupo é convocado.

Durante agosto, foi a vez dos aniversariantes de julho e agosto irem fazer suas atualizações. Já a partir de 1 de setembro, serão convocados os segurados que nasceram entre setembro e outubro.

Calendário da prova de vida do INSS

Mês de vencimento original Mês em que deve ser feita
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022

Como fazer a prova de vida?

Normalmente, o cidadão faz a prova de vida presencialmente. Para isso, basta ele ir até uma agência bancária de sua preferencia e na guia de atendimento do INSS e solicitar a realização de sua prova de vida.

É importante entregar um documento oficial com foto e ficar atento aos dados que estão registrados. O atendente bancário irá confirmar os registros e realizar as alterações necessárias, depois enviará o procedimento para que o INSS valide o benefício do segurado.

Porém, atualmente é possível ainda fazer o procedimento pela internet. O serviço está disponível no Meu INSS e vem sendo realizado através do sistema de reconhecimento facial.

Passo a passo da prova de vida digital

  • Acesso o app Meu gov.br, clique em “Autorizações”. selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”;
  • Confirme que aceita autorizar clicando em “Realizar Validação”;
  • Clique em “Permitir” para que o app tenha acesso à câmera do aparelho celular;
  • Para confirmar a identidade preencha o campo com a informação solicitada perante o documento e clique em “Prosseguir”;
  • Leia atentamente as dicas para fazer a prova de vida do INSS;
  • O app fará a leitura das imagens do rosto do segurado. Siga os comandos de tela e o círculo começará a ficar verde;
  • Tente não tirar o rosto do círculo. Se isso acontecer, será preciso começar o processo novamente;
  • Também é possível realizar o procedimento utilizando a câmera traseira com a ajuda de terceiros;
  • A barra apresentada no inferior da tela irá indicar o tempo restante para concluir os movimentos faciais;
  • Terminado os movimentos adequadamente, a prova de vida do INSS estará concluída.

Prova de vida a domicilio

Por fim, o cidadão ainda tem o direito de solicitar a prova de vida a domicilio. Nesse caso, é preciso fazer um agendamento pelo Meu INSS, confirmando se enquadrar em um dos requisitos:

  • Segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover;
  • Todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.

Um servidor do órgão vai até a residência do titular para atualizar seus informes e registrar a validação de seu benefício por mais um ano.

Para mais informações sobre a prova de vida do INSS e demais serviços da previdência, acesse nossa página exclusiva da previdência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.