Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia mudanças em seu calendário de vacinação. Nesse final de semana, a secretaria municipal de saúde informou que não iniciará a imunização dos adolescentes com 17 anos. O grupo deveria passar a ser medicado nesta segunda-feira (23), de acordo com o cronograma que vinha sendo trabalhado.
A campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi adiada no Rio de Janeiro. Nesse final de semana, a prefeitura informou que estará remarcando a imunização dos jovens com 17 anos.
De acordo com o informativo, esta segunda-feira (23) será destinada para a repescagem das pessoas com 25 anos que ainda não tomaram a primeira dose.
Cronograma de vacinação nos próximos dias
Até o momento não firam divulgadas as novas datas para quem menos que 18 anos. Segundo a secretaria de saúde, a definição só será divulgada quando houver a confirmação de recebimento de nossas doses por parte do Ministério da Saúde.
O informativo compartilhado nas redes sociais reforça que o andamento da vacinação só poderá ser efetuado mediante o comprometimento do governo federal. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, usou suas páginas virtuais para afirmar que já haviam unidades sem doses disponíveis para aplicação.
“A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância de o Ministério da Saúde distribuir as doses recebidas no prazo máximo de 24/48 horas, para que não haja comprometimento dos calendários de vacinação dos municípios brasileiros”, registra a nota divulgada.
Pronunciamento do governo federal
De acordo com a equipe pública de saúde, foram entregues mais de 7,3 milhões de doses em todo o país.
“Nesta distribuição, são enviadas 4 milhões de doses da Coronavac e 3,3 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. Esta é a sétima distribuição de vacinas realizada pela Pasta desde 3 de agosto, totalizando mais de 39,3 milhões de doses distribuídas para todo o País”, informa a pasta.
A nota técnica explicou ainda que o repasse entre os municípios vem sendo feito para garantir que os esquemas vacinais aconteçam de forma equânime.
“Os estados receberam doses de acordo com a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada. O objetivo é equiparar a campanha em todo o país, para que todos os estados avancem juntos na imunização”, diz a pasta.