Adolescentes começam a ser vacinados no estado de SP; agende seu horário

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no dia 6 de agosto que iria manter a programação de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes do estado. Esta que começou no dia 18 de agosto. Saiba logo abaixo mais informações.

Adolescentes começam a ser vacinados no estado de SP; agende seu horário
Adolescentes começam a ser vacinados no estado de SP; agende seu horário (Imagem: Myke Sena/MS)

No dia 4 de agosto o governador havia dito que o Ministério da Saúde entregou ao estado somente metade do previsto no lote mais recente de vacinas da Pfizer contra o novo coronavírus. E que por causa disso o começo da vacinação para este grupo ficaria “em aberto” até que o repasse fosse regularizado

Entrega de vacinas

Segundo Doria, foram acordadas 465 mil doses para SP, porém só foram recebidas apenas 228 mil.

O secretário de Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o intuito de identificar o que ocorreu em relação à distribuição de doses para o estado.

“Está mantido o cronograma que já havia sido anunciado anteriormente. A primeira etapa é para os jovens de 17 e 16 anos e, na sequência, 15, 14, 13, 12 e 11 anos. A prioridade é para os jovens com comorbidades de qualquer idade nesta faixa etária”, disse o governador.

Após o encontro com o secretário, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, declarou que o governo federal e a secretaria irão refazer os cálculos das doses distribuídas para que seja possível alcançar um “denominador comum”.

O imunizante da Pfizer é o único a ter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos.

Calendário para crianças e adolescentes

  • 12 a 17 anos (com deficiência e comorbidades): 18 a 29 de agosto
  • 15 a 17 anos (sem comorbidades): 30 de agosto a 5 de setembro
  • 12 a 14 anos (sem comorbidades): 6 a 12 de setembro

Como realizar o pré-cadastro?

Os adolescentes, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem fazer o pré-cadastramento para a vacinação no site Vacina Já.

É necessário somente inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Vale destacar que não é um agendamento e o preenchimento não é obrigatório para receber a vacina, porém contribui para melhorar o tempo de atendimento para imunização.