Inscrições estão abertas para participar do programa Auxílio Brasil?

Governo federal explica como serão as inscrições de seu novo projeto social. Na última semana, o Ministério da Cidadania informou que os beneficiários do Auxílio Brasil deverão, obrigatoriamente, estar registrados no Cadastro Único. Segundo as informações, será por meio da plataforma que haverá a triagem dos segurados.

Inscrições estão abertas para participar do programa Auxílio Brasil?(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Inscrições estão abertas para participar do programa Auxílio Brasil?(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Após confirmar a implementação de seu novo projeto social, o Auxílio Brasil, o governo federal passou a explicar como será a inclusão dos novos segurados.

De acordo com a agenda pública, o benefício passará a ser pago a partir do mês de novembro, quando forem encerrados os depósitos do auxílio emergencial.

Como serão as inscrições?

Para poder ser um contemplado, será preciso seguir algumas regras. Até o momento, o processo de candidatura não foi detalhado pelo governo, porém já se sabe que a inscrição no Cadastro Único é obrigatória.

Isso implica dizer que o benefício será ofertado para:

  • Famílias com renda mensal por pessoa até RS$ 89: classificação de extrema pobreza;
  • Famílias com renda mensal por pessoa entre RS$ 89,01 e RS$ 178: classificação de pobreza.

Como me inscrever no Cadastro Único?

A inscrição pode ser feita através do aplicativo Meu CadÚnico ou presencialmente em um dos centros de assistência social. O titular, responsável pelo cadastro de sua família, deve exibir os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).

Para poder fazer o procedimento é preciso ser maior de 18 anos. E vale lembrar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada direta no programa, assim como no Bolsa Família.

Isso porque, a contemplação vai depender de uma triagem que é feita pelo sistema do governo federal considerando os índices de cada município.

Quais são os benefícios ofertados pelo Auxílio Brasil?

O programa funcionará com 9 modalidades, sendo elas:

1 – Benefício Primeira Infância:
Contempla familiar com crianças até 36 meses;

2 – Benefício Composição Familiar:
Beneficia jovens até 21 anos, diferentemente do atual Bolsa Família, que vai até os 17 anos.

3 – Benefício de Superação da Extrema Pobreza:
Famílias que, mesmo com o recebimento do novo benefício, não superem a linha da extrema pobreza: RS$ 162 por pessoa da família no mês. Nestes casos, a família recebe um apoio financeiro adicional;

4 – Auxílio Esporte Escolar:
Estudantes entre 12 e 17 anos membros de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil e destacarem-se em competições oficiais do sistema de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

5 – Bolsa de Iniciação Científica Júnior:
Estudantes beneficiários do Auxílio Brasil com bom desempenho em competições científicas receberão um valor em 12 parcelas mensais. Não há número máximo de beneficiários por núcleo familiar.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 98

Inscrições estão abertas para participar do programa Auxílio Brasil?

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA