Atualize informações do CadÚnico e garanta entrada no novo Bolsa Família

O Cadastro Único é um registro com o intuito de identificar as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Essa ferramenta possibilita que o governo tenha acesso a dados pessoais para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal. Entre os benefícios que exigem o CadÚnico está o Programa Bolsa Família

Atualize informações do CadÚnico e garanta entrada no novo Bolsa Família
Atualize informações do CadÚnico e garanta entrada no novo Bolsa Família (Imagem: Governo Federal)

Atualização do cadastro

É importante que a pessoa Responsável pela Unidade Familiar atualize constantemente o cadastro a fim de que a família continue recebendo os benefícios. Quando houver alguma mudança é preciso que esta seja informada, como nos seguintes casos:

  • nascimento ou morte de alguém na família;
  • saída de um integrante para outra casa;
  • mudança de endereço;
  • entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
  • aumento ou redução da renda, entre outros.

Mesmo que não haja mudança na família, o cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente.

A entrevista do Cadastro Único dura em torno de 1 hora e é um serviço gratuito. Já o agendamento do cadastramento é feito por cada município conforme um calendário próprio. Desta forma, o tempo de espera até o atendimento presencial vai possuir variação de cidade para cidade.

Como realizar o cadastro no CadÚnico?

Para efetuar a inscrição no CadÚnico é preciso que um membro da família, com idade mínima de 16 anos e de preferência mulher, seja o responsável por prestar os dados de todos os membros da família para o entrevistador. 

Essa pessoa será o Responsável pela Unidade Familiar (RF) e se responsabilizará em atualizar as informações no cadastro quando houver mudanças na família.

O Responsável Familiar necessita procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora, serviço prestado pelas prefeituras. Em algumas localidades o cadastramento é realizado também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Quais documentos são obrigatórios para efetuar o cadastro?

  • Responsável pela Unidade Familiar (RF): CPF ou Título de Eleitor;
  • Demais membros da família: um destes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 114

Atualize informações do CadÚnico e garanta entrada no novo Bolsa Família

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA