Receita Federal alerta população sobre novo golpe usando empréstimos

A cada dia que passa, os tipos de golpes se multiplicam e temos que redobrar nossa atenção para não cair em algum deles. Nos últimos dias, um golpe envolvendo a Receita Federal chamou a atenção e nesta matéria, você fica sabendo que golpe é e como se proteger.

Receita Federal alerta população sobre novo golpe usando empréstimos
Receita Federal alerta população sobre novo golpe usando empréstimos (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Os golpistas utilizam-se do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para conseguirem depósitos e transferências de valores para suas contas. Eles enviam para a residência de pessoas que realizaram algum tipo de empréstimo ou financiamento, uma carta cobrando o respectivo imposto.

Na carta, os bandidos dizem que para liberar o valor da negociação, é preciso que a pessoa efetue um pagamento via depósito. Multas vítimas já foram lesadas com este golpe do IOF. 

No site oficial da Receita, os internautas tem acesso a algumas dicas para evitar que outras pessoas caiam no golpe.

Como se proteger do golpe do IPF

Para início de conversa, nenhuma cobrança de tributo federal, incluindo os da Receita, solicitam pagamentos por depósito. Este imposto realmente existe, porém, ele é cobrado através do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Outro ponto que pode revelar que se trata de um golpe são os erros de português que costumam ser detectados nas cartas. A Receita Federal orienta que, nesses casos, ao identificar o golpe, o cidadão faça a denúncia através da ouvidora.

Os criminosos utilizam sua noção básica sobre a Receita Federal para dar uma falsa sensação de legitimidade para o golpe. O IOF é relacionado ao crédito, câmbio e seguros, ou títulos e valores mobiliários, fazendo com que à primeira vista, parece lógico que a mesma instituição que cobre as tarifas.

A Delegacia disse que está investigando os fraudadores, e que os mesmos responderão pelos crimes de falsidade ideológica, falsa identidade e estelionato. Os danos que forem causados aos nomes da instituição e servidores indevidamente envolvidos também serão punidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.