Distrito Federal antecipa aplicação da 2ª dose da AstraZeneca

Nesta quinta-feira, 19, o Distrito Federal (DF) decidiu antecipar a segunda dose da AstraZeneca para aqueles que receberiam o imunizante somente no dia 31 de agosto. Essas pessoas já estão autorizadas a completarem o esquema vacinal desde ontem (19). 

Distrito Federal antecipa aplicação da 2ª dose da AstraZeneca
Distrito Federal antecipa aplicação da 2ª dose da AstraZeneca. (Imagem: O Globo)

Esta foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde do DF, que estabeleceu uma redução no intervalo entre a primeira e a segunda dose. A alteração para o próximo grupo será de até 12 dias. 

A pasta informou que o agendamento para a segunda dose da AstraZeneca não será necessário, embora seja essencial a apresentação do cartão de vacinação entregue na primeira etapa da vacinação.

Pois este documento contém a data em que a primeira dose da AstraZeneca foi aplicada, possibilitando a verificação de cumprimento do prazo.

A estimativa do Governo do Distrito Federal é de que cerca de 164.554 pessoas possam antecipar a segunda dose da AstraZeneca nos próximos dias. Este público deve se dirigir a um dos 68 postos de vacinação instalados pela capital brasileira em qualquer dia da semana das 08h às 17h em pontos fixos ou das 09h às 17h em drive-thrus.

Vale ressaltar que pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, mas que agora se encontram no Distrito Federal podem completar o esquema vacinal na capital. Para isso, também é preciso que apresentem o cartão de vacinação para comprovar o recebimento da primeira dose e quando ocorreu. 

A estratégia de antecipar a segunda dose da AstraZeneca foi tomada com o propósito de imunizar o maior número de pessoas possível em um prazo mais curto. Esta ação também é capaz de instigar os cidadãos a procurarem os postos de vacinação para concluírem o cronograma de vacinação e garantirem a eficácia da vacina. 

Em entrevista ao Correio Braziliense, a infectologista, Ana Helena Germoglio, explicou que esta atitude é benéfica desde que não afete negativamente o cronograma de aplicação das primeiras doses, tanto da AstraZeneca, quanto de outros imunizantes.

“Sabemos que a proteção maior é quando temos a imunização completa. Então, quanto mais gente com duas doses mais rápido, melhor”, declarou. 

Esta já é a terceira alteração no intervalo de aplicação das doses de vacinas contra a Covid-19 pelo Governo do Distrito Federal. O primeiro grupo a ser contemplado por esta mudança foi o de professores que atuam na rede pública de ensino.

Em complemento, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, mencionou durante uma coletiva de imprensa que o intervalo de doses da Pfizer e CoronaVac também serão alterados após a chegada de novos lotes voltados à aplicação das segundas doses. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.