Dataprev vai ser privatizada? Câmara estuda projeto dizendo que sim!

Proposta de privatização da Dataprev é analisada. Nesta sexta-feira (20), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados irá se reunir para debater o plano de venda da estatal brasileira. Atualmente, ela vem sendo a responsável pelos cadastros do auxílio emergencial.

Dataprev vai ser privatizada? Câmara estuda projeto dizendo que sim! (Imagem: Rede Brasil Atual)
Dataprev vai ser privatizada? Câmara estuda projeto dizendo que sim! (Imagem: Rede Brasil Atual)

Referencia nacional há décadas, a Dataprev poderá ser vendida pelo governo Bolsonaro. A empresa pública é responsável pelo gerenciamento no cadastro dos principais benefícios sociais, como aqueles vinculados do INSS e atualmente o auxílio emergencial.

Um texto sugerindo sua venda foi entregue a Câmara dos Deputados e será debatido ao longo dos próximos dias. A justificativa para o repasse se dá mediante a necessidade de enxugar o orçamento público e ampliar o lucro da União.

Andamento da proposta

O texto que detalha o processo de privatização foi entregue ao plenário 12 e será debatido pelos parlamentares. A população pode acompanhar a análise através da transmissão interativa pelo e-democracia e também pela TV da Câmara.

A realização da ausência foi convocada pelos deputados Erika Kokay (PT-DF) e Carlos Veras (PT-PE). Ambos já se posicionaram contra a venda da Dataprev, alegando que a empresa é de extrema importância para a manutenção e garantia do sigilo dos dados públicos.

Além disso, ressaltaram que é por meio dela que se mantem o sigilo fiscal dos contribuintes e informações do comercio exterior. Além da Dataprev, há a análise de venda também do Serpro.

“Duas empresas são altamente lucrativas, competitivas e geradoras de desenvolvimento e que têm se destacado nos últimos anos pelos resultados financeiros alcançados”, afirmaram os parlamentares citados.

A proposta também contou com a reprovação de demais instituições relevantes como a SBC:

“A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por intermédio de sua diretoria e conselho, manifesta-se com enorme preocupação sobre a eventual privatização do Serpro e da Dataprev, empresas públicas incluídas no plano de desestatização do governo federal, conforme as resoluções 83 e 84, de 21 de agosto de 2019, publicadas em 18 de setembro de 2019 no Diário Oficial da União. Atualmente o processo de privatização está sob estudo do BNDES para definição da modelagem para desestatização, estudo esse realizado por empresas de consultoria contratadas para esse fim”, disse por nota.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.