Recebe aposentadoria ou pensão na Caixa? Prova de vida e consulta liberadas no app

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem realizar a prova de vida na data indicada pelo órgão. Com isso, devem comparecer as agências para que não tenham o pagamento suspenso. Outra forma é fazer a comprovação pelos canais digitais.

Recebe aposentadoria ou pensão na Caixa? Prova de vida e consulta liberadas no app
Recebe aposentadoria ou pensão na Caixa? Prova de vida e consulta liberadas no app (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A Prova de vida é uma exigência anual do INSS para todos os aposentados e pensionistas. Essa serve para evitar pagamentos indevidos e fraudes. No ano passado, a comprovação foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.

Porém, no mês de junho deste ano a Prova de vida voltou a ser exigida a todos os beneficiários que ainda não tinham realizado. Como a suspensão durou mais de um ano, o INSS elaborou um calendário escalonado, com o objetivo de evitar aglomerações nas agências.

O calendário da Prova de vida do INSS começou no mês de junho e seguirá até julho de 2022. A cada mês, dois grupos são convocados, conforme o mês de vencimento original da comprovação. Antes de ir é necessário realizar o agendamento na agência bancária. Veja abaixo as datas:

Mês de vencimento original Mês em que deve ser feita
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022

A Prova de vida pode ser feita de forma presencial nas agências ou por meio das ferramentas digitais. Com isso, o INSS disponibiliza a Prova de vida online. Essa pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS ou app Meu gov.br, usando a biometria facial. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse a plataforma;
  • Selecione a opção “Prova de Vida”;
  • Realize o reconhecimento facial, por meio de fotos, conforme as orientações;
  • Na sequência, anexe uma foto do documento de identidade oficial com foto;
  • Informe o número do Título de Eleitor;
  • Aguarde pela análise e validação do procedimento;
  • Será gerado um comprovante de realização da prova de vida

Além disso, os beneficiários podem fazer a comprovação direto no caixa eletrônico, caso possua a biometria cadastrada. Para isso, basta realizar qualquer transação bancária que a prova de vida será validada.

Prova de vida no app da Caixa

O aplicativo Caixa Trabalhador foi atualizado, e agora, os beneficiários do INSS que necessitam fazer a prova de vida ganham um novo canal on-line. O primeiro passo é baixar o app e fazer seu login com os dados criados no gov.br.

Em seguida, clicar em “Prova de vida”, e iniciar o processo com seus dados pessoais e reconhecimento facial. O processo é bem simples, e acompanha sempre com um passo a passo claro para o usuário.

O app também libera a consulta ao calendário de pagamentos, e o valor disponível em conta, desde que o beneficiário seja um cliente da Caixa Econômica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.