Distrito Federal começa vacinação para maiores de 18 anos

Teve início nesta terça-feira, 17, no Distrito Federal (DF), a vacinação contra a Covid-19 para adultos na faixa etária de 18 e 19 anos. Este público pode se dirigir a um dos 68 postos de vacinação da capital brasileira. 

Distrito Federal começa vacinação para maiores de 18 anos
Distrito Federal começa vacinação para maiores de 18 anos. (Imagem: Agência Saúde DF)

O horário de funcionamento destes postos de vacinação é a partir das 12h. Vale ressaltar que quatro pontos funcionam até às 22h e os demais até às 17h.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF deve fazer uma reserva de doses para esta ação, além daqueles que precisam ser imunizados com a segunda dose. Neste caso, o atendimento será a partir das 08h nos pontos fixos das 09h em diante nos drive-thrus. 

O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que a vacinação contra a Covid-19 fica suspensa no turno matutino em virtude de uma falha cometida pelo Ministério da Saúde quanto à entrega do diluente das vacinas da Pfizer.

Na oportunidade, a Secretaria de Saúde informou que pessoas com idade a partir dos 20 anos devem continuar buscando pelo reforço vacinal nos pontos indicados. 

A pasta prevê a reserva de 98,5 mil doses para atender o público de 18 e 19 anos do DF nesta terça-feira. A estimativa é de que este grupo seja composto por cerca de 100 mil residentes da capital, ressaltando que deste total, 3% que possuíam comorbidades já foram atendidos.

Concluída a etapa atual, a meta do Governo do Distrito Federal é dar início à vacinação de adolescentes com idade entre 12 a 17 anos, embora o novo cronograma ainda não tenha sido divulgado. Até o momento foram viabilizadas 15 mil vagas para adolescentes com comorbidades, sendo que destes, 8.900 se cadastraram, enquanto outros 7.151 agendaram a data e horário da vacinação.

Em explicação à necessidade do diluente, os secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Gustavo Rocha, explicaram que a vacina da Pfizer é armazenada a temperaturas extremamente baixas.- No entanto, antes de serem aplicadas é preciso que sejam diluídas em um produto químico específico. 

Em coletiva de imprensa os secretários de Saúde também informaram que decidiram antecipar a vacinação com a segunda dose. No entanto, serão amparados somente aqueles que receberam a primeira dose da AstraZeneca e que devem concluir o esquema vacinal até o dia 31 de agosto.

“Mas a antecipação só vale para a AstraZeneca. Com a Pfizer ainda não está sendo possível”, concluiu. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.