Plano SP libera nesta terça-feira (17) retorno de 100% do comércio

Nesta terça-feira (17), o estado de São Paulo avança para a fase de retomada segura do Plano SP. Nessa etapa, as restrições de horário e ocupação para comércio e serviços são encerradas. Dessa forma, o comércio paulista poderá funcionar no esquema normal de antes da pandemia.

Plano SP libera nesta terça-feira (17) retorno de 100% do comércio
Plano SP libera nesta terça-feira (17) retorno de 100% do comércio (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Além disso, o governo de São Paulo passa a liberar os eventos sociais, feiras corporativas e museus. Contudo, a permissão está condicionada ao cumprimento dos protocolos de higiene e à condição de que os eventos não causem aglomerações.

De forma geral, está mantida a regra para o uso de máscaras, além do distanciamento e protocolos de higiene. Na fase de retomada segura, as regras de segurança sanitária seguirão as mesmas da fase de transição.

A medida será válida para todos os municípios. De qualquer modo, as prefeituras possuem autonomia para determinar a rigidez de restrições — caso as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar apresentem piora.

Até dia 1º de novembro, os shows com público em pé, torcidas e pistas de danças seguem proibidas. Somente a partir dessa data que essas medidas para eventos sociais, culturais, esportivos e de negócios serão liberadas.

A flexibilização do Plano SP

A decisão de flexibilizar as regras do Plano SP acontece em meio à redução no número de casos, internações e mortes pela pandemia de covid-19. Conforme o calendário de vacinação em São Paulo, a previsão era de que todos os adultos estivessem vacinados com a primeira dose até esta segunda-feira (16).

A nova medida de flexibilização foi informada, nas últimas coletivas de imprensa sobre as ações do estado contra a doença, pelo governador João Doria e por membros do Centro de Contingência do Coronavírus.

Do dia 1º a 16 de agosto, o governo paulista já havia ampliado a capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércio e serviços não essenciais.

Durante este período, o Plano SP permitia que os estabelecimentos funcionassem entre 6h e 0h. A ocupação poderia ser de até 80% da capacidade. Além disso, o governo havia confirmado o fim do toque de recolher durante as madrugadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.