Comércio de São Paulo funciona em novo horário a partir deste domingo (1)

Na última quarta-feira (28), o governador de São Paulo, João Doria anunciou que vai ampliar o horário de funcionamento do comércio até meia-noite. Além disso, a ocupação dos estabelecimentos vai aumentar para 80% a partir deste domingo, dia 1º de agosto.

Comércio de São Paulo funciona em novo horário a partir deste domingo (1)
Comércio de São Paulo funciona em novo horário a partir deste domingo (1) (Foto: Cidade ON)

Antes, o horário limite de funcionamento era 23h e a capacidade de atendimento estava limitada a 60% do local.

O toque de restrição, que é o horário que restringe as pessoas de circularem nas ruas das 23h às 5h também foi suspenso. Essa decisão fez a prefeitura da capital cancelar o rodízio de veículos e voltar ao modelo tradicional. 

Neste domingo, os parques puderam voltar a funcionar nos seus horários normais antes da pandemia. 

O governador coloca os méritos dessas novas regras no avanço da vacinação no estado e na melhora nos indicadores da pandemia. 

Apesar disso, o número de casos e mortes ainda está em patamar elevado no Estado.

Um outro anúncio foi da antecipação do calendário de vacinação, em que a previsão é que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 18 de agosto.

Mesmo com a suspensão dessas medidas, algumas ainda permanecem. “Ainda mantendo o uso de máscara, uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento e os demais protocolos de cuidados pessoais e coletivos, já estaremos com novas regras de funcionamento a partir do dia 17 de agosto”, disse o governador.

Apesar disso, o estado não estará com os adultos completamente imunizados até o fim de agosto, apenas com a primeira dose.

De acordo com o vacinômetro, cerca de 76% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a 1ª dose.

A aplicação da 2ª dose ou da dose única da vacina atingiu apenas 20,98% da população adulta. A proteção só é eficaz após tomar a segunda dose, assim, será completado o esquema vacinal e a pessoa terá a imunidade.

Panorama do Estado

A média móvel diária de novas mortes é de 304, valor 12% menor do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de estabilidade. 

Em seu pior momento de 2020, o recorde na média móvel de mortes havia sido de 289.

Plano SP

O Plano foi criado em 2020, para regulamentar as regras da quarentena em cada região. Mas, desde o dia 18  de abril o estado de São Paulo está na chamada fase de transição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!