Quem vai ter direito ao Cartão Gás pago no Distrito Federal?

O Governo do Distrito Federal (DF) lançou o Cartão Gás que será pago às famílias de baixa renda no valor de R$ 100. O benefício é voltado à aquisição de botijões de gás de 13 kg e será pago bimestralmente.

Quem vai ter direito ao Cartão Gás pago no Distrito Federal?
Quem vai ter direito ao Cartão Gás pago no Distrito Federal? (Imagem: Metrópoles)

A princípio, a primeira parcela deve ser paga no mês de setembro, atendendo cerca de 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Os interessados devem realizar o cadastro por meio do site do Banco de Brasília (BRB), instituição responsável pelos pagamentos do Cartão Gás

A disponibilização do Cartão Gás é uma iniciativa do Governo do DF através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Para receber o benefício é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal;
  • Apresentar renda familiar per capita de até meio salário mínimo, R$ 550;
  • Ter 16 anos de idade ou mais;
  • Residir no Distrito Federal. 

Caso o cidadão se enquadre nos requisitos de moradia e de renda, mas não esteja inscrito no CadÚnico, basta procurar um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do DF e solicitar a inclusão. Também é possível ser inserido mediante contato via telefone, pelo número 156, digitando a opção 1.

Conforme mencionado, o pedido do Cartão Gás deve ser feito pelo site do Banco de Brasília, basta acessar o menu e selecionar a opção “Cadastro Cartão Gás”. Em seguida o cidadão será redirecionado a um formulário que deve ser preenchido com uma série de dados.

O primeiro passo a ser dado nesta etapa é fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O sistema fará uma análise automática e comunicará o morador do DF sobre o direito ou não ao Cartão Gás. Se ele for elegível ao benefício, ele deverá concluir o cadastro informando os dados pessoais.

Assim que o cadastro for concluído, o cidadão será informado sobre o meio de retirada do benefício. O Cartão Gás tem a função de débito e estará autorizado para uso em estabelecimentos credenciados pelo Governo do Distrito Federal. A relação com os nomes desses comércios será divulgada daqui a alguns dias pela Secretaria de Economia.

A lista final com o nome de todos os beneficiários do Cartão Gás será divulgada no dia 31 de agosto. O auxílio tem o objetivo de garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social afetadas pela crise provocada em virtude da pandemia da Covid-19. A previsão é para que o programa tenha duração de 18 meses.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.