Novo IPTU do Distrito Federal chega aos parlamentares para aprovação

O Governo do Distrito Federal remeteu para a Câmara Legislativa, uma proposta de restruturação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Em que inclui a possibilidade de pagamento do imposto no ano vigente.

Novo IPTU do Distrito Federal chega aos parlamentares para aprovação
Novo IPTU do Distrito Federal chega aos parlamentares para aprovação (Imagem: FDR))

Chamado de “Novo IPTU”, o PL 1850/2021 foi aprovado na última terça, 10, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa. De acordo com a proposta, o pagamento no exercício vigente será efetuado por cobrança de tributação proporcional.

O projeto também diferencia a cobrança do tributo entre áreas regularizadas e não regularizadas. Proprietários de imóveis com matrículas individualizadas no cartório de registro de imóveis irão receber a cobrança de forma direta.

Já no caso de pontos irregulares, a cobrança será envida no nome individual dos ocupantes das unidades autônomas.

Cobranças pelo não pagamento 

Quem estiver inadimplente com o IPTU pode receber ainda multas adicionais que variam entre R$409,42 e R$818,80, de acordo com o contexto do não pagamento.

Alíquotas do “Novo IPTU

O projeto agora seguirá para votação no plenário. É necessária a aprovação em dois turnos. 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile