Calendário de vacinação no RJ após suspensão por falta de doses

A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) teve o calendário de vacinação contra a Covid-19 afetado pela falta de doses dos imunizantes. Sem previsão de retomada a princípio, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou sobre o recebimento de um novo lote com 407 vacinas. 

Calendário de vacinação no RJ após suspensão por falta de doses
Calendário de vacinação no RJ após suspensão por falta de doses. (Imagem: Metrópoles)

Este quantitativo está em posse do Estado do Rio de Janeiro por hora, e deve ser distribuído em breve, possibilitando a retomada do calendário de vacinação nesta sexta-feira, 13. Até o momento, nem o estado nem o município informaram quantas doses serão destinadas à capital carioca.

Independente do número, as novas doses são bem-vindas após dois dias de paralisação. O grupo afetado que deveria ser imunizado com a primeira dose é o de adultos com 24 anos ou mais. Nesta quinta-feira, 12, a cidade do RJ manteve apenas a repescagem e a aplicação da segunda dose. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do RJ informou que “aguarda a distribuição de mais doses pelo Ministério da Saúde para dar continuidade ao calendário de vacinação previsto para a cidade”, declarou.

Por hora, apenas os adultos que já tinham a segunda dose da vacina contra a Covid-19 agendada podem se vacinar nesta quinta-feira, 12. Conforme apurado, cerca de 80 mil cariocas já completaram o esquema vacinal.

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue restrita para adultos com 45 anos ou mais, pessoas com deficiência (PCD), gestantes, lactantes e puérperas com 18 anos ou mais.

Na última quarta-feira, 11, a capital carioca fez a repescagem da primeira dose para adultos com 50 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes com mais de 18 anos. 

Em uso das redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), informou que a retomada do calendário de vacinação ainda nesta quinta-feira, 12, não foi possível em virtude da quantidade insuficiente de doses para atender todos os cariocas com 24 anos. Ele disse que somente 37.962 doses foram entregues, enquanto o ideal seriam 68 mil.

Ele explicou que a decisão tomada pela administração municipal foi a de aguardar o envio integral de doses pelo Ministério da Saúde, pois as vacinas reservadas para a aplicação da segunda dose não serão remanejadas. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.