Antecipação do saque aniversário do FGTS libera até 3 anos de pagamentos

Pontos-chave
  • Os trabalhadores que têm direito ao saque aniversário do FGTS podem antecipar o pagamento em até três anos;
  • O valor a ser recebido é conforme o saldo disponível e alíquota correspondente, mais uma parcela adicional;
  • Bancos como a própria Caixa, Banco do Brasil e Nubank oferecem essa modalidade de empréstimo, sem precisar sair de casa;

Os trabalhadores que têm direito ao saque aniversário do FGTS podem antecipar o pagamento em até três anos. O valor a ser recebido é conforme o saldo disponível e alíquota correspondente, mais uma parcela adicional.

Antecipação do saque aniversário do FGTS libera até 3 anos de pagamentos
Antecipação do saque aniversário do FGTS libera até 3 anos de pagamentos (Imagem: Reprodução / Diário do Nordeste)

O saque aniversário do FGTS é uma modalidade do Fundo de Garantia. Com isso, o trabalhador tem direito ao saque de parte do saldo disponível na conta vinculada ao contrato de trabalho, mais um percentual do saldo total.

Para ter acesso ao saque aniversário do FGTS é necessário que o trabalhador opte por essa modalidade até o final do mês de seu aniversário. A solicitação pode ser feita no site ou aplicativo FGTS, Internet Banking CAIXA ou nas Agências da instituição financeira.

Esses trabalhadores que optaram pelo saque aniversário do FGTS também podem fazer a antecipação de até três pagamentos. A antecipação funciona como um empréstimo consignado, com desconto direito na fonte pagadora, ou seja, o Fundo de Garantia.

Dessa maneira, a Caixa Econômica Federal afirma que os juros são baixos, em 1,09% ao mês. Bancos como a própria Caixa, Banco do Brasil e Nubank oferecem essa modalidade de empréstimo, sem precisar sair de casa.

Como aderir ao saque aniversário do FGTS?

Como antecipar o saque aniversário do FGTS?

Antecipação do saque aniversário do FGTS no Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) é uma das instituições bancárias que disponibilizam a antecipação do saque aniversário. O valor mínimo de crédito é de R$ 1 mil, com taxas de juros a partir de 0,99% ao mês. Veja abaixo o passa a passo de como aderir:

Além do aplicativo, o Banco do Brasil permite que os trabalhadores contratem a antecipação do saque aniversário pela Central de Atendimento BB (0800-7294117 ou 4003-4117) ou, de forma presencial, nas agências.

Antecipação do saque aniversário do FGTS na Caixa Econômica Federal

A Caixa oferece empréstimos a partir de R$ 2 mil com juros mensais de 0,99%. Para contratar é preciso liberar o acesso da Caixa para consultar o saldo do FGTS.

Após isso, basta ir a uma agência ou acessar o Internet Banking CAIXA e solicitar a antecipação. Veja abaixo como fazer pelo Internet Banking:

Empréstimo sem consulta ao SPC/Serasa da CAIXA realmente vale a pena?

Antecipação do saque aniversário do FGTS no Nubank

Assim como os outros dois bancos, no Nubank também é possível antecipar até três parcelas do saque. O pagamento será efetuado nas datas do saque aniversário, de forma automática. Assim como a Caixa, os juros são de 0,99% ao mês.

Antecipação do saque aniversário do FGTS libera até 3 anos de pagamentos
Antecipação do saque aniversário do FGTS libera até 3 anos de pagamentos (Imagem: Reprodução Capitalist)

Para contratar é preciso, primeiramente, permitir o acesso do Nubank ao saldo do FGTS. Após isso, é preciso usar o aplicativo do banco e fazer a contratação do empréstimo. Veja abaixo o passo a passo:

Calendário do saque aniversário pelo FGTS em 2021

Mês de aniversário Liberação do saque aniversário do FGTS
Janeiro 04 de janeiro a 31 de março
Fevereiro 01 de fevereiro a 30 de abril
Março 01 de março a 31 de maio
Abril 01 de abril a 30 de junho
Maio 03 de maio a 31 de julho
Junho 01 de junho a 31 de agosto
Julho 01 de julho a 30 de setembro
Agosto 02 de agosto a 31 de outubro
Setembro 01 de setembro a 30 de novembro
Outubro 01 de outubro a 31 de dezembro
Novembro 01 de novembro a 31 de janeiro de 2022
Dezembro 01 de dezembro a 28 de fevereiro de 2022
Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile