O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo?

Bolsonaro confirma implementação de seu novo projeto social. Nessa semana, o presidente da república foi até a Câmara dos Deputados para oficializar o Auxílio Brasil. A proposta deverá substituir o atual Bolsa Família, com a promessa de salários mais altos para a população de baixa renda. No entanto, especialistas demonstram preocupação com a mudança.

O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Há meses Jair Bolsonaro vem tentando implementar um “novo” projeto social no Brasil que carregue sua assinatura. Inicialmente, a atual equipe do governo apresentou como substituto do Bolsa Família o Renda Brasil, não validado por falta de orçamento.

O mesmo ocorreu com o Renda Cidadã, que também não teve alinhamento fiscal. Agora foi lançado o Auxílio Brasil.

Detalhes do Auxílio Brasil

De acordo com os informes concedidos pelo presidente, o projeto irá aumentar a renda dos segurados do Bolsa Família que receberão cerca de R$ 285 mensais. Há ainda uma intenção de ampliar a atuação do projeto, contemplando ao todo 17 milhões de lares brasileiros.

Bolsonaro garantiu também a criação de novos abonos capazes de aumentar a renda desse grupo. Para isso ele prevê pagamentos extras para famílias com crianças que participam de atividades esportivas nas escolas e apresentam um bom rendimento estudantil.

O projeto deverá funcionar com três linhas de atuação. Sendo a primeira destinada para a primeira infância, com foco nas famílias que possuam em sua composição crianças de até três anos incompletos.

A segunda será para famílias com jovens de até 21 anos de idade; e a última para famílias da extrema pobreza, ainda que não tenham filhos.

O que dizem os especialistas sobre o Auxílio Brasil?

Apesar de parecer uma iniciativa positiva, muitos especialistas questionam a intenção do atual chefe de estado em mudar o funcionamento do Bolsa Família.

De acordo com a a ex-secretária nacional adjunta de Renda de Cidadania do governo federal, a socióloga Letícia Bartholo, o novo projeto não trará nenhum retorno efetivo para seu público alvo.

A MP não toca nas fragilidades, de modo que a gente fica quase sem materialidade para avaliar o impacto na pobreza — critica.

Já Sandro Maskio, coordenador de estudos do Observatório Econômico da Universidade Metodista da São Paulo (Umesp), pontua que dentro do atual cenário nacional, com desemprego e um alto índice de dívidas, o programa não tem valor e nem tamanho o suficiente para combater a desigualdade.

Professora de Economia do Ibmec/RJ, Vivian Almeida explica que o Auxílio Brasil não irá solucionar a desigualdade, uma vez em que apresenta uma proposta horizontal para diferentes grupos sociais.

— Essa lógica de premiar os que já estão se saindo bem está sendo trazida para dentro do Auxílio Brasil. Mas e o resto? E quem fica pelo caminho? Até então, os pré-requisitos eram mais fáceis e traziam bem-estar social. Ter a carteira de vacinação em dia, e as crianças na escola. Agora, o critério vai passar a ser o resultado —

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo?

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA