O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo?

Bolsonaro confirma implementação de seu novo projeto social. Nessa semana, o presidente da república foi até a Câmara dos Deputados para oficializar o Auxílio Brasil. A proposta deverá substituir o atual Bolsa Família, com a promessa de salários mais altos para a população de baixa renda. No entanto, especialistas demonstram preocupação com a mudança.

O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O que os especialistas estão dizendo sobre o Auxílio Brasil; vai dar certo? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Há meses Jair Bolsonaro vem tentando implementar um “novo” projeto social no Brasil que carregue sua assinatura. Inicialmente, a atual equipe do governo apresentou como substituto do Bolsa Família o Renda Brasil, não validado por falta de orçamento.

O mesmo ocorreu com o Renda Cidadã, que também não teve alinhamento fiscal. Agora foi lançado o Auxílio Brasil.

Detalhes do Auxílio Brasil

De acordo com os informes concedidos pelo presidente, o projeto irá aumentar a renda dos segurados do Bolsa Família que receberão cerca de R$ 285 mensais. Há ainda uma intenção de ampliar a atuação do projeto, contemplando ao todo 17 milhões de lares brasileiros.

Bolsonaro garantiu também a criação de novos abonos capazes de aumentar a renda desse grupo. Para isso ele prevê pagamentos extras para famílias com crianças que participam de atividades esportivas nas escolas e apresentam um bom rendimento estudantil.

O projeto deverá funcionar com três linhas de atuação. Sendo a primeira destinada para a primeira infância, com foco nas famílias que possuam em sua composição crianças de até três anos incompletos.

A segunda será para famílias com jovens de até 21 anos de idade; e a última para famílias da extrema pobreza, ainda que não tenham filhos.

O que dizem os especialistas sobre o Auxílio Brasil?

Apesar de parecer uma iniciativa positiva, muitos especialistas questionam a intenção do atual chefe de estado em mudar o funcionamento do Bolsa Família.

De acordo com a a ex-secretária nacional adjunta de Renda de Cidadania do governo federal, a socióloga Letícia Bartholo, o novo projeto não trará nenhum retorno efetivo para seu público alvo.

A MP não toca nas fragilidades, de modo que a gente fica quase sem materialidade para avaliar o impacto na pobreza — critica.

Já Sandro Maskio, coordenador de estudos do Observatório Econômico da Universidade Metodista da São Paulo (Umesp), pontua que dentro do atual cenário nacional, com desemprego e um alto índice de dívidas, o programa não tem valor e nem tamanho o suficiente para combater a desigualdade.

Professora de Economia do Ibmec/RJ, Vivian Almeida explica que o Auxílio Brasil não irá solucionar a desigualdade, uma vez em que apresenta uma proposta horizontal para diferentes grupos sociais.

— Essa lógica de premiar os que já estão se saindo bem está sendo trazida para dentro do Auxílio Brasil. Mas e o resto? E quem fica pelo caminho? Até então, os pré-requisitos eram mais fáceis e traziam bem-estar social. Ter a carteira de vacinação em dia, e as crianças na escola. Agora, o critério vai passar a ser o resultado —

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.