Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na campanha de vacinação contra a covid-19. Nessa semana, a gestão municipal informou que as gestantes e puérperas (até 45 dias depois do parto) que tiveram reações a aplicação da 1ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, poderão se recadastrar no sistema para receber outro imunizante.

Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina (Imagem: R7)
Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina (Imagem: R7)

Há meses o país vem lutando para concluir o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. No entanto, por se tratar de uma doença ainda em estudo, a aplicação dos imunizantes vem gerando efeitos colaterais em alguns grupos. Em Salvador, gestantes e puérperas poderão trocar o medicamento.

Detalhes da mudança no cadastro da vacina

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a prefeitura informou que todas a mulheres que tiveram efeitos adversos graves após tomarem a 1ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca deverão trocar de imunizante.

A mudança ocorrerá no cadastro da vacina, de modo que a cidadã consiga completar o esquema vacinal com outro tipo de medicamento. No entanto, só terá direito a alternância aquela que comprovar, por laudos e orientações médicas, os efeitos colaterais detectados.

Para fazer a mudança será preciso acessar o site do serviço do sistema de saúde da prefeitura e por meio de um QR Code ter acesso as informações sobre a aplicação da nova dose e detalhamentos dos relatórios médicos.

Todos os documentos precisarão ser apresentados presencialmente e conter a assinatura do profissional de saúde que valide a condição da gestante ou puérpera.

No caso de reações consideradas moderadas ou graves, haverá ainda uma análise realizada pela Câmara Técnica Estadual antes de efetuar a intercambialidade do medicamento.

Locais para vacinação em Salvador

O grupo que tiver registrado a mudança passará a ser imune nos seguintes centros de vacinação: Multicentros Liberdade e Carlos Gomes, além da UBS Vila Matos, no Rio Vermelho.

Aplicação para os demais grupos:

1ª dose – 8h às 16h

  • Drivers: 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Cabula, Atakadão Atakarejo, Vila Militar (Dendezeiros), Arena Fonte Nova, Centro de Convenções, Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela) e Barradão;
  • Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Resgate, USF Plataforma, USF Cajazeiras V, UBS Pirajá, Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Unijorge (Paralela), Barradão e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

2ª dose – 8h às 16h

  • Drives: PAF Ondina e Shopping Bela Vista.
  • Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Clube dos Oficiais (Dendezeiros), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USB Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Vila Nova de Pituaçu e UBS Imbuí.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA