Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na campanha de vacinação contra a covid-19. Nessa semana, a gestão municipal informou que as gestantes e puérperas (até 45 dias depois do parto) que tiveram reações a aplicação da 1ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, poderão se recadastrar no sistema para receber outro imunizante.

Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina (Imagem: R7)
Salvador cadastra público que deseja trocar de imunizante na 2ª dose da vacina (Imagem: R7)

Há meses o país vem lutando para concluir o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. No entanto, por se tratar de uma doença ainda em estudo, a aplicação dos imunizantes vem gerando efeitos colaterais em alguns grupos. Em Salvador, gestantes e puérperas poderão trocar o medicamento.

Detalhes da mudança no cadastro da vacina

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a prefeitura informou que todas a mulheres que tiveram efeitos adversos graves após tomarem a 1ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca deverão trocar de imunizante.

A mudança ocorrerá no cadastro da vacina, de modo que a cidadã consiga completar o esquema vacinal com outro tipo de medicamento. No entanto, só terá direito a alternância aquela que comprovar, por laudos e orientações médicas, os efeitos colaterais detectados.

Para fazer a mudança será preciso acessar o site do serviço do sistema de saúde da prefeitura e por meio de um QR Code ter acesso as informações sobre a aplicação da nova dose e detalhamentos dos relatórios médicos.

Todos os documentos precisarão ser apresentados presencialmente e conter a assinatura do profissional de saúde que valide a condição da gestante ou puérpera.

No caso de reações consideradas moderadas ou graves, haverá ainda uma análise realizada pela Câmara Técnica Estadual antes de efetuar a intercambialidade do medicamento.

Locais para vacinação em Salvador

O grupo que tiver registrado a mudança passará a ser imune nos seguintes centros de vacinação: Multicentros Liberdade e Carlos Gomes, além da UBS Vila Matos, no Rio Vermelho.

Aplicação para os demais grupos:

1ª dose – 8h às 16h

  • Drivers: 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Cabula, Atakadão Atakarejo, Vila Militar (Dendezeiros), Arena Fonte Nova, Centro de Convenções, Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela) e Barradão;
  • Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Resgate, USF Plataforma, USF Cajazeiras V, UBS Pirajá, Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Unijorge (Paralela), Barradão e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

2ª dose – 8h às 16h

  • Drives: PAF Ondina e Shopping Bela Vista.
  • Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Clube dos Oficiais (Dendezeiros), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USB Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Vila Nova de Pituaçu e UBS Imbuí.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.