Calendário de vacinação em SP para pessoas de 24 a 21 anos

A cidade de São Paulo (SP) dá início nesta terça-feira, 10, à vacinação de adultos na faixa etária de 24 a 21 anos de idade. Ontem o dia foi reservado para a imunização de grupos remanescentes, ou seja, aqueles que já estavam autorizados, mas que ainda não tinham recebido a primeira dose do imunizante. 

Calendário de vacinação em SP para pessoas de 24 a 21 anos
Calendário de vacinação em SP para pessoas de 24 a 21 anos. (Imagem: Divulgação/R7)

Desta terça-feira, 10, até o próximo sábado, 14, todos os mais de 600 postos de vacinação estarão em pleno funcionamento para atender todo o grupo etário incluído nesta etapa da campanha de vacinação.

Sendo assim, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), megapostos para pedestres, postos volantes em farmácias e drive-thrus estarão munidos com as vacinas para a aplicação da primeira e segunda dose. 

Na quinta-feira, 12, será a vez do grupo composto por pessoas com 23 anos de idade. Na sexta-feira, 13, a faixa etária imunizada será a de 22 anos, concluindo a semana com os paulistas de 21 anos no sábado, 14. 

Essas pessoas devem se apresentar nos postos de vacinação da capital paulista munidos de documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Hoje todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs Integradas estão abertas.

Para otimizar o atendimento é possível acompanhar o Filômetro através do aplicativo De Olho na Fila. A plataforma mostra o andamento da vacinação em cada posto, seja ele fixo ou móvel. 

O cidadão paulista consegue obter informações referentes à quantidade de doses disponíveis, marca da vacina aplicada, etapa do cronograma (aplicada da dose um ou dose dois). Bem como horário de funcionamento e quantas pessoas ainda faltam para serem atendidas. 

A Prefeitura de São Paulo não informou em quantitativos a expectativa do público esperado nos postos de vacinação durante os próximos dias. Mas de acordo com os registros obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de SP, estima-se que cerca de 874,7 mil paulistas entre 20 a 24 anos sejam imunizados. 

Do total mencionado, 174 mil já receberam a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 19,9% da composição do grupo.

Este público já foi imunizado por também fazer parte de outros grupos prioritários, como os profissionais da educação, da saúde, transporte ou por possuírem algum tipo de comorbidade.

Isso quer dizer que ainda faltam, pelo menos, 700 mil paulistas com idade entre 20 a 24 anos para serem imunizados no decorrer desta semana. No entanto, a vacinação específica de quem tem 20 anos de idade ainda não foi informada, pois o cronograma semanal termina na faixa etária dos 21 anos. 

A Prefeitura de São Paulo trabalha de acordo com as previsões do Governo Estadual, motivo pelo qual também espera concluir a vacinação de toda a população adulta até o dia 18 de agosto. Esta também é a data prevista para o início da imunização de adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.