Calendário de vacinação nas principais capitais do Brasil para esta semana

Pontos-chave
  • Mais de 107 milhões de brasileiros já foram vacinados;
  • 21,49% á completou o esquema vacinal;
  • São Paulo está no ranking de capitais que mais vacinam contra a Covid-19;

Dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa apontaram que a vacinação contra a Covid-19 já atingiu mais de 107 milhões de brasileiros. Este quantitativo se refere à aplicação da primeira dose da vacina, que equivale a 50,58% da população. 

Calendário de vacinação nas principais capitais do Brasil para esta semana
Calendário de vacinação nas principais capitais do Brasil para esta semana. (Imagem: Governo de SP)

No que compete à conclusão do esquema vacinal com ambas as doses ou dose única, elas já foram aplicadas a 45.513.921 brasileiros, 21,49% da população.

Estes números indicam que, no total, 152.614.719 cidadãos já passaram pela campanha de vacinação contra a Covid-19 recebendo uma ou duas doses do imunizante. 

O levantamento também mostra os estados brasileiros com o calendário de vacinação contra a Covid-19 mais avançado. Até o momento, o top 5 é composto por: São Paulo (61,42%), Rio Grande do Sul (56,83%), Mato Grosso do Sul (54,03%), Paraná (53,49%) e Santa Catarina (52,21%). Veja detalhes do cronograma de cada uma dessas localidades a seguir!

São Paulo (SP)

Na capital paulista, o calendário de vacinação começou esta segunda-feira, 9, imunizando adultos com 25 anos ou mais, bem como os cidadãos aptos à segunda dose. Nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, respectivamente, a Prefeitura de São Paulo irá atender adultos com 24 anos. 

Na quinta-feira, 12, será a vez do grupo composto por pessoas com 23 anos de idade. Na sexta-feira, 13, a faixa etária imunizada será a de 22 anos, concluindo a semana com os paulistas de 21 anos no sábado, 14. 

Essas pessoas devem se apresentar nos postos de vacinação da capital paulista munidos de documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Hoje todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs Integradas estão abertas.

É possível acompanhar o Filômetro através do aplicativo De Olho na Fila. A plataforma mostra o andamento da vacinação em cada posto, seja ele fixo ou móvel.

O cidadão paulista consegue obter informações referentes à quantidade de doses disponíveis, marca da vacina aplicada, etapa do cronograma (aplicada da dose um ou dose dois), bem como horário de funcionamento e quantas pessoas ainda faltam para serem atendidas. 

Rio de Janeiro (RJ)

Na semana passada a capital carioca bateu o recorde de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, foram mais de 451 mil doses aplicadas em sete dias. 

A meta implementada pelo chefe da pasta, Daniel Soranz, é para que dentro do período de uma semana e meia, todos os adultos com 18 anos ou mais sejam imunizados com a primeira dose. 

A Prefeitura do Rio de Janeiro já conseguiu vacinar cerca de 80% da população adulta com a primeira dose ou dose única da Janssen. Apenas nas últimas 24 horas, 78.444 doses de vacinas foram distribuídas. 

Deste total, 54.343 se referem à primeira dose e 24.101 consistem na segunda dose do imunizante. O recebimento deste lote permite a continuidade do calendário de vacinação na capital carioca com os adultos com 26 anos hoje, 9. Veja o calendário da semana a seguir:

  • Segunda-feira, 9: 26 anos;
  • Terça-feira, 10: 25 anos;
  • Quarta-feira, 11: 24 anos;
  • Quinta-feira, 12: 23 anos;
  • Sexta-feira, 13: 22 anos;
  • Sábado, 14: 21 anos.

Porto Alegre (RS)

O calendário de vacinação contra a Covid-19 de Porto Alegre (RS) foi ampliado nesta segunda-feira, 9, após a chegada de um novo lote com doses de vacinas contra a Covid-19. 

Calendário de vacinação nas principais capitais do Brasil para esta semana
Calendário de vacinação nas principais capitais do Brasil para esta semana. (Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão/Arquivo)

O que se sabe até o momento é que o calendário de vacinação dos próximos dias ficará da seguinte forma:

  • Segunda-feira, 9: 26 anos;
  • Terça-feira, 10: 25 anos;
  • Quarta-feira, 11: 24 anos.

A ampliação do esquema vacinação foi possível mediante o recebimento de 25.719 doses de imunizantes. Até o momento, A Prefeitura de Porto Alegre já vacinou mais de meio milhão de pessoas com as duas doses ou a dose única.

Fortaleza (CE)

O calendário de vacinação da capital cearense segue nesta segunda-feira, 9, com a imunização dos adultos com 24 anos ou mais. Até o último domingo, 8, A Prefeitura de Fortaleza aplicou 2.132.029 doses de vacinas, que possibilitaram a conclusão do esquema vacinal de 811.758 munícipes. 

Cerca de 1,4 milhão de fortalezenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 de acordo com o Vacinômetro da administração municipal. Por este link, é possível conferir todas as listas de agendamentos que permitirão a vacinação dos grupos elegíveis nos próximos dias. 

Ressaltando que ao comparecer aos postos de vacinação, o cidadão deve estar munido de documento de identidade original com foto e comprovante de residência. A obrigatoriedade do agendamento não inclui, excepcionalmente, os fortalezenses com 40 anos ou mais.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.