Acre entra em quarentena para conter nova doença; como será?

Nesta quinta-feira (5), o Ministério da Agricultura declarou o Acre como área sob quarentena”. A decisão acontece após uma área residencial urbana do município de Cruzeiro do Sul detectar o primeiro caso da doença Monilíase do Cacaueiro. Esta praga atinge plantas e frutos de cacau.

Acre entra em quarentena para conter nova doença; como será?
Acre entra em quarentena para conter nova doença; como será? (Imagem: Divulgação/Mapa)

Esta decisão do Ministério da Agricultura proíbe o transporte de frutos e plantas, que possam hospedar a praga, do Acre para outros estados do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (5).

De acordo com a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro, essa é uma medida cautelar. A decisão visa oferecer um maior suporte para as ações de fiscalização do trânsito de vegetais, realizadas pelas Agências Estaduais de Defesa Agropecuária.

Dessa forma, o governo esperar evitar que a praga se espalhe para as áreas livres do Brasil — com destaque para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu. No mês passado, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, foi detectado o foco da praga em área residencial urbana.

Duração do status de área sob quarentena no Acre

A situação de “área sob quarentena” para todo o estado do Acre seguirá vigente até que sejam finalizados os trabalhos de delimitação da área exata da ocorrência da praga e estruturadas as medidas de prevenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Moniliophthora roreri.

A doença Monilíase do Cacaueiro

A Monilíase é uma doença que atinge apenas as plantas hospedeiras do fungo. Ela afeta, principalmente as plantas do gênero Theobroma, como o cacau e o cupuaçu.

Não há riscos à saúde humana. Contudo, a ela provoca perdas na produção e um aumento nos custos. Isto acontece por conta da necessidade de medidas adicionais de manejo e utilização de fungicidas para o controle.

Na América do Sul, a Monilíase já está presente na Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Por conta do potencial de danos às culturas, o Ministério a alerta sobre a importância de notificar imediatamente as autoridades fitossanitárias locais, em caso de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga nas demais regiões do Brasil.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.