Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS

Calendário da prova de vida do INSS é atualizado. Com a chegada do mês de agosto um novo grupo volta a ser obrigado a atualizar seus dados para permanecer recebendo os salários da previdência. O procedimento vem sendo feito nas agencias bancárias ou através das plataformas digitais do órgão.

Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)
Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)

Devido a pandemia do novo coronavírus, o INSS precisou suspender a obrigatoriedade da prova de vida por meses.

No entanto, recentemente o procedimento foi retomado, implicando no entrave dos salários daqueles que não o realizarem. Para este mês, a atualização é obrigatória para todos os nascidos entre julho e agosto.

O que é a prova de vida?

Se você é recém chegado no INSS, a prova de vida nada mais é do que uma atualização anual que comprove a capacidade de receber o benefício. Ela tem como objetivo evitar fraudes e concessões indevida de salários para pessoas mortas ou não mais aptas para a contemplação.

Grupos que precisam fazer o procedimento

Todos aqueles que recebem qualquer tipo de pensão ou aposentadoria do INSS, principalmente, de formato vitalício. Estão excluídos dessa obrigação os pensionistas de: salário maternidade, BPC e auxílio acidente.

Como fazer a prova de vida?

Atualmente há duas formas de renovar o cadastro. A primeira e mais tradicional é indo até uma agência bancária e exibindo um documento oficial com foto.

Nesse caso, o cidadão precisa comparecer presencialmente e juntamente com o servidor da instituição financeira conferir seus dados e enviar a solicitação de sua atualização.

A segunda possibilidade, elaborada mediante o atual contexto da covid-19, é através do Meu INSS. Para isso, o cidadão deve acessar o aplicativo do órgão, selecionar a função prova de vida e seguir as etapas para a realização do procedimento. A validação se dá através do sistema de reconhecimento facial, sendo necessário ainda anexar um documento oficial com foto.

Calendário da prova de vida do INSS em 2021

  • Vencimento em maio e junho de 2020: Retoma em julho de 2021
  • Vencimento em julho e agosto de 2020: Retoma em agosto de 2021
  • Vencimento em setembro e outubro de 2020: Retoma em setembro de 2021
  • Vencimento em novembro e dezembro de 2020: Retoma em outubro de 2021
  • Vencimento em janeiro e fevereiro de 2021: Retoma em novembro de 2021
  • Vencimento em março e abril de 2021: Retoma em dezembro de 2021
  • Vencimento em maio e junho de 2021: Retoma em janeiro de 2022
  • Vencimento em julho e agosto de 2022: Retoma em agosto de 2022.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA