Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS

Calendário da prova de vida do INSS é atualizado. Com a chegada do mês de agosto um novo grupo volta a ser obrigado a atualizar seus dados para permanecer recebendo os salários da previdência. O procedimento vem sendo feito nas agencias bancárias ou através das plataformas digitais do órgão.

Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)
Todos os grupos obrigados a fazer a prova de vida do INSS (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)

Devido a pandemia do novo coronavírus, o INSS precisou suspender a obrigatoriedade da prova de vida por meses.

No entanto, recentemente o procedimento foi retomado, implicando no entrave dos salários daqueles que não o realizarem. Para este mês, a atualização é obrigatória para todos os nascidos entre julho e agosto.

O que é a prova de vida?

Se você é recém chegado no INSS, a prova de vida nada mais é do que uma atualização anual que comprove a capacidade de receber o benefício. Ela tem como objetivo evitar fraudes e concessões indevida de salários para pessoas mortas ou não mais aptas para a contemplação.

Grupos que precisam fazer o procedimento

Todos aqueles que recebem qualquer tipo de pensão ou aposentadoria do INSS, principalmente, de formato vitalício. Estão excluídos dessa obrigação os pensionistas de: salário maternidade, BPC e auxílio acidente.

Como fazer a prova de vida?

Atualmente há duas formas de renovar o cadastro. A primeira e mais tradicional é indo até uma agência bancária e exibindo um documento oficial com foto.

Nesse caso, o cidadão precisa comparecer presencialmente e juntamente com o servidor da instituição financeira conferir seus dados e enviar a solicitação de sua atualização.

A segunda possibilidade, elaborada mediante o atual contexto da covid-19, é através do Meu INSS. Para isso, o cidadão deve acessar o aplicativo do órgão, selecionar a função prova de vida e seguir as etapas para a realização do procedimento. A validação se dá através do sistema de reconhecimento facial, sendo necessário ainda anexar um documento oficial com foto.

Calendário da prova de vida do INSS em 2021

  • Vencimento em maio e junho de 2020: Retoma em julho de 2021
  • Vencimento em julho e agosto de 2020: Retoma em agosto de 2021
  • Vencimento em setembro e outubro de 2020: Retoma em setembro de 2021
  • Vencimento em novembro e dezembro de 2020: Retoma em outubro de 2021
  • Vencimento em janeiro e fevereiro de 2021: Retoma em novembro de 2021
  • Vencimento em março e abril de 2021: Retoma em dezembro de 2021
  • Vencimento em maio e junho de 2021: Retoma em janeiro de 2022
  • Vencimento em julho e agosto de 2022: Retoma em agosto de 2022.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.