Auxílio emergencial de Minas Gerais: Quando começam os pagamentos?

Por falta de verba, auxílio emergencial de Minas Gerais é remarcado. Nessa semana, o governo do estado informou que estará suspendendo temporariamente o pagamento do “Força Família”. O projeto foi validado pela Assembleia Legislativa desde o mês de maio, mas precisou ser adiado por dificuldades orçamentárias. Veja a nova previsão de pagamento abaixo.

Minas Gerais decreta início da onda roxa a partir desta quarta-feira (17); saiba o que muda
Minas Gerais decreta início da onda roxa a partir desta quarta-feira (17); saiba o que muda (Imagem: Reprodução/Google)

Financiar os projetos de transferência de renda criados a partir do novo coronavírus não têm sido fácil. Mesmo com a liberação do auxílio emergencial federal, os governos estaduais encontram dificuldades para apoiar a população em situação de vulnerabilidade social. Em Minas Gerais, o Força Família foi remarcado.

Nova data para o auxílio emergencial de MG

Com a previsão de beneficiar mais de 1 milhão de mineiros, o Força Família terá seu pagamento iniciado apenas a partir do dia 1 de novembro. Inicialmente o abono seria concedido entre agosto e setembro, mas precisou ser remarcado para organização na folha orçamentária pública.

A decisão foi informada pelo governador do estado, Romeu Zema (Novo) sendo imediatamente publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Ele explicou que aguarda a verba vinda do Refis, programa de parcelamento de débitos tributários, para poder financiar o abono.

Segundo a nota oficial liberada pelo governo, o pagamento deverá ocorrer “em data mais próxima do fim do pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal, até o dia 1° de novembro, garantindo, dessa forma, um período maior de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade”.

Quem terá direito ao ‘Força Família’

A concessão do projeto ocorrerá exclusivamente para a população em situação de vulnerabilidade social que esteja cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 21 de maio, com renda familiar por pessoa de até R$ 89 por mês.

O pagamento será feito diretamente ao titular solicitante, sem que haja a possibilidade de repasse para algum familiar ou pessoa de vínculo próximo. O novo calendário será divulgado em meados do mês de outubro, junto com os detalhamentos sobre o repasse das mensalidades.

O valor a ser pago é de R$ 600 por cadastro, liberado em uma única parcela através dos cartões do projeto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.