Mais de 25 mil escolas públicas de todo o estado receberam investimentos para possibilitar a volta às aulas presenciais na Bahia. O retorno das atividades presenciais está permitido em todo o estado desde o último dia 26 de julho.
Na última semana do mês de julho o governo do estado da Bahia informou o mega investimento na educação publicado estado. Foram R$ 305 milhões destinados às melhorias de escolas em 417 municípios baianos.
O Secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre esse momento de retomada da educação em todo o estado da Bahia.
“A escola está preparada para receber os estudantes e servidores. As salas estão preparadas com ventiladores, com uma melhor aeração, cuidaremos para que os estudantes recebam e usem máscaras, e vamos aferir a temperatura. Nós estamos iniciando essa etapa porque os indicadores estão favoráveis para esse modelo. A nossa primeira motivação para este retorno ao aprendizado é o cuidado com a realização de todos os protocolos de segurança”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Melhorias para a volta às aulas presenciais na Bahia
Diversas ações foram tomadas com esse valor agora divulgado, entre elas está a aquisição de termômetros, que deverão ser usados no momento e chegada nas unidades escolares. Também foram compradas máscaras, álcool em gel e tapetes sanitizantes.
Além disso, houve um investimento na estrutura física das escolas, com pias e lavabos e também uma parte do valor foi destinada a compra de equipamentos digitais, infraestrutura tecnológica e conectividade; e na formação de professores.
Além desse investimento, o governo do estado também tem realizado outras obras, independentes da pandemia, como reforma e construção de escolas; para isso foi destinado R$ 1 bilhão de reais.
Volta às aulas presenciais na Bahia
Desde o último dia 26 de julho as aulas presenciais em todo o estado já estão autorizadas. Vale lembrar que diferente de outros estados, na Bahia o retorno é obrigatório, ou seja, os pais e responsáveis não poderão escolher entre enviar ou não os estudantes para as escolas.
De modo geral, as unidades terão que respeitar a ocupação máxima de 50% das salas, além de ofertar o ensino remoto para quem estiver em casa. Para isso, será adotado o sistema de rodizio e ensino híbrido.
Além disso, medidas como uso de máscara, aferição de temperatura, distanciamento de 1,50 metro terão que ser respeitados.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .