Pente-fino do INSS será realizado em agosto; o que pode cortar seu benefício?

INSS anuncia nova operação pente fino. A partir da próxima semana, os servidores da previdência social darão início ao processo de revisão dos cadastros do auxílio doença. Isso implica dizer que o sujeito que estiver fora das regras de concessão do abono terão o salário cancelado. Saiba como se proteger.

Pente-fino do INSS será realizado em agosto; o que pode cortar seu benefício? (Imagem: Reprodução/O Globo)
Pente-fino do INSS será realizado em agosto; o que pode cortar seu benefício? (Imagem: Reprodução/O Globo)

Mais uma operação pente fino será iniciada pelo INSS. Sob a justificativa de evitar fraudes, a previdência irá realizar mais uma análise criteriosa no cadastro de seus segurados.

Dessa vez, o público alvo são os segurados do auxílio doença que devem revisitar suas documentações para garantir a permanência na folha orçamentária.

O que preciso fazer para manter meu benefício?

De modo geral, o INSS exige que o sujeito esteja dentro das regras de concessão do auxílio doença. Ou seja, é preciso ter toda a documentação entregue, atualizada e com datas válidas. Além disso, informes como endereço e meios de contato também serão avaliados.

Atuais regras do auxílio doença:

  • Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social;
  • Estar incapacitado temporariamente para o trabalho;
  • Comprovar, por meio de laudos e consultas, os problemas de saúde que impossibilitam o trabalho;
  • Estar afastado do trabalho há mais de 15 dias consecutivo, devido à mesma doença; ou
  • Estar afastado do trabalho há mais de 15 dias intercalado, em um prazo de 60 dias, por causa da mesma doença.

Quais documentos serão revistos?

  • Documento original de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
  • Documentos médicos originais do beneficiário (exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento)
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
  • O procurador ou representante legal, se houver, também deve levar documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF

Prazo para correção e contestação

Sendo identificado erro em algum informe acima, o cidadão será notificado pelo INSS e terá até 30 dias para revisar seus informes. O procedimento deverá ser realizado especificamente pelo Meu INSS, seguindo as etapas abaixo:

  • Acesse o site gov.br/meuinss ou utilize o aplicativo Meu INSS
  • Entre com o número do seu CPF e a senha (se não tem, cadastre)
  • No alto da tela, procure por “Meu Cadastro” e clique nessa opção
  • A tela exibirá seu nome, número de documentos e dados de contato
  • Confira se o seu telefone, email e endereço estão corretos
  • Se necessário, clique em “Editar dados de contato” e faça as correções

Após o prazo estipulado, não havendo retorno do segurado, o auxílio doença será cancelado.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.