Brasil cria 309,1 mil vagas de emprego formais no último mês, diz pesquisa

De acordo com o Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregado), o país criou 309,1 mil vagas de emprego com carteira assinada durante o mês de junho. Com isso, o Brasil tem o sexto mês consecutivo com saldo positivo na criação de empregos formais.

Brasil cria 309,1 mil vagas de emprego formais no último mês, diz pesquisa
Brasil cria 309,1 mil vagas de emprego formais no último mês, diz pesquisa (Imagem: Reprodução Pronatec)

A pesquisa do Novo Caged mostrou que o país teve 1,6 milhão de admissões contra 1,3 milhão de demissões durante o mês de junho. Com isso, até agora, no acumulado de seis meses, o Brasil criou 1,54 milhão de vagas de emprego.

O Novo Caged faz parte do Ministério da Economia e tem como função reunir todos os dados relacionados ao trabalho formal do país. A coleta é realizada mensalmente e divulgada no mês seguinte.

Ontem, quinta-feira (29), o Novo Caged divulgou o último relatório sobre contratos formais de emprego. Com as informações positivas, o ministro da economia, Paulo Guedes, comemorou a criação dos 309,1 mil vagas de emprego.

Segundo Guedes, o atual saldo de brasileiros com carteira assinada é de 40,9 milhões. Esse número é um recorde desde janeiro de 2020, quando começou a nova série do Caged. Comparado ao mês anterior, houve um crescimento de 0,76% na criação de vagas de emprego.

Vagas de emprego por setores

Segundo a pesquisa, o resultado obtido no mês de junho foi puxado pelo setor de serviços. Esse abriu 125,7 mil postos de emprego, após a abertura dos estabelecimentos, mesmo com a capacidade reduzida. Veja abaixo o resultado por segmento:

  • Serviços: 125.713;
  • Comércio: 72.877;
  • Indústria geral: 50.145;
  • Agropecuária: 38.005;
  • Construção civil: 22.460.

Vagas de emprego por regiões

Todas as 27 unidades da Federação obtiveram saldo positivo nas contratações durante o mês de junho. O melhor resultado foi atingido no Estado de São Paulo, com 105,5 mil novas vagas de trabalho. Veja abaixo o resultado nas 5 regiões do Brasil:

  • Sudeste: 160.377;
  • Nordeste: 48.994;
  • Sul: 42.270;
  • Centro-Oeste: 35.378;
  • Norte: 22.064.

A pesquisa mostrou que a média da remuneração do emprego formal chegou a R$ 1.806,29 em junho. Esse quantitativo é inferior ao mês de maio, apresentando uma queda de 0,09%.

Novo Caged

Desde 2020, os empregadores começaram a prestar informações sobre os contratos de trabalho no eSocial. Esse sistema unificou as obrigações dos empregadores, com o intuito de desburocratizar. Diante disso, o Novo Caged possui uma base de informações mais ampla.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Brasil cria 309,1 mil vagas de emprego formais no último mês, diz pesquisa

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA