Vagas de emprego no Brasil superam 400 mil em fevereiro, diz Caged

Novo relatório do governo apresenta um desenvolvimento nos índices de desemprego do país. Nessa terça-feira (30), o ministério da economia liberou o balanço geral do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com a pasta, o país contabilizou novos 401.639 empregos de carteira assinada durante o mês de fevereiro, mas especialistas contestam tais números.

Vagas de emprego no Brasil superam 400 mil em fevereiro, diz Caged (Imagem: Google)
Vagas de emprego no Brasil superam 400 mil em fevereiro, diz Caged (Imagem: Google)

Nos últimos dias muito se tem celebrado nas redes sociais do ministério da economia. Segundo o último estudo feito pelo Caged, o país bateu um recorde histórico no que diz respeito ao número de empregos contabilizados em um único mês. As 401.639 carteiras assinadas representam o maior índice desde 1992, afirmou o governo.

O valor total divulgado, se somados com os 1.694.604 do mês passado, resulta em 1.292.965 vagas. Segundo os informes da equipe econômica, o maior número acumulado para fevereiro tinha sido de 280.779 vagas formais no ano de 2011.

Contestação de especialistas

Apesar os dados parecem positivos, também foram alvo de críticas dos analistas econômicos. Enquanto o país vive uma das maiores crises sanitárias e econômicas de sua história, a evolução nas contratações do mercado de trabalho parece ser uma informação contraditória.

Muitos alegam que, o calculo feito pelo Ministério da Economia leva em consideração o novo Caged, o que significa dizer que os microempreendedores individuais, estagiários, menor aprendiz, entre outras categorias de serviço estão sendo contabilizadas como emprego formal.

Ou seja, trata-se de uma omissão do cálculo exato e do compartilhamento de informações falsas em nome dos meios de comunicação oficiais do país.

Pronunciamento de Paulo Guedes

Ao ser questionado sobre as alterações na forma de gerar o balanço, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que não há o que ser contestado. De acordo com ele, o momento deve ser de comemoração pelos resultados do emprego formal.

O gestor aproveitou ainda o momento para reforçar seu comprometimento com a campanha de vacinação, afirmando que a população imune poderá gerar números ainda maiores no mercado de trabalho.

“Temos de vacinar em massa, para que o brasileiro informal, os 40 milhões de brasileiros invisíveis, não fiquem entre essa escolha cruel de sair e ser abatido pelo vírus, ou ficar em casa e ser abatido pela fome”, declarou.

É importante ressaltar que, paralelamente as comemorações da suposta evolução do mercado, o governo trabalha para custear as demissões e reajustes de salários de milhares de trabalhadores vinculados ao BEm.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.