Ítalo ganha ouro no surfe das Olimpíadas e desperta olhar bilionário para o esporte

Nesta terça-feira (27), Ítalo Ferreira conquistou a primeira medalha de ouro da história do surfe nos Jogos Olímpicos. Ao mesmo passo que Ítalo ganha ouro no surfe das Olimpíadas, o esporte passa a ganhar mais atenção das pessoas. O surfe conta com uma movimentação bilionária.

Ítalo ganha ouro no surfe das Olimpíadas e desperta olhar bilionário para o esporte
Ítalo ganha ouro no surfe das Olimpíadas e desperta olhar bilionário para o esporte (Imagem: Yuki Iwamura/AFP)

Ao longo dos últimos anos, diante do desempenho de grandes surfistas brasileiros no cenário mundial — como Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Adriano de Souza —, o surfe tem chamado mais a atenção de muitos brasileiros.

Com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a modalidade passa a ter ainda mais destaque no país. O surfe movimenta R$ 7 bilhões ao ano, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Surfe (Ibrasurf), conforme o Exame. A quantia abrange os gastos com pranchas, roupas e acessórios.

Uma pesquisa do Ibope Repucom, em 2019, indica o grande interesse dos brasileiros pelo esporte. O levantamento apontou que o Brasil possui 54 milhões de pessoas acima dos 18 anos interessados no estilo de vida do surfe. Cerca de 25 milhões de pessoas são fãs do esporte.

O presidente do Ibrasurf, Alexandre Zeni, afirma, ao Exame, que o surfe no país é consumido muito mais por simpatizantes do que praticantes. Apesar disso, ele declara que o cenário pode mudar. Durante a pandemia, o número de praticantes apresentou alta, segundo Zeni.

Com as Olimpíadas, o presidente do Ibrasurf acredita que a tendência é de que o número cresça ainda mais. Consequentemente, as marcas poderão ver o esporte como uma oportunidade de patrocínio.

Ítalo ganha ouro no surfe das Olimpíadas

O surfista Ítalo Ferreira foi o primeiro campeão olímpico na história da modalidade. Além disso, ele foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio.

A vitória do brasileiro aconteceu após derrotar o japonês Kanoa Igarashi na grande final. O placar dessa disputa foi de 15,14 a 6,60. Vale ressaltar que o brasileiro ainda teve a prancha quebrada no início da bateria.

Atualmente, Ítalo ocupa a segunda posição do ranking da World Surf League (WSL) — atrás apenas do compatriota Gabriel Medina.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Ítalo ganha ouro no surfe das Olimpíadas e desperta olhar bilionário para o esporte

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA