Prefeitura de SP cria sistema que informa qual vacina está disponível nos postos

Na tarde desta segunda-feira, 26, o secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, comunicou que a administração municipal passará a informar a marca da vacina contra a Covid-19 disponível nos postos de vacinação da cidade. A medida tem o intuito de informar os cidadãos que precisam tomar a segunda dose do imunizante. 

Prefeitura de SP cria sistema que informa qual vacina está disponível nos postos
Prefeitura de SP cria sistema que informa qual vacina está disponível nos postos. (Imagem: Poder 360)

Os dados serão disponibilizados na plataforma Filômetro, aplicativo criado para indicar o andamento nos postos de vacinação da capital paulista em tempo real para evitar aglomerações.

O objetivo do novo sistema que será implementado é o de manter os cidadãos atentos e evitar que se dirijam aos postos de vacinação que não possuem a dose da vacina que precisam sem necessidade. 

Isso porque, não é sempre que todos os imunizantes ficam disponíveis na mesma unidade de saúde tanto para a aplicação da primeira quanto da segunda dose.

Conforme repassado pelo secretário de Saúde de São Paulo, a amplitude da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na capital é expressiva, sobretudo após o município conseguir imunizar cerca de 80 mil paulistas diariamente. 

Apesar das declarações, não foi planejado exatamente quando os dados sobre a marca da vacina ficarão disponíveis no Filômetro.

Edson Aparecido disse que ainda não sabe como irá barrar os “sommeliers” da vacina durante este processo. São os cidadãos que desejam escolher qual imunizante querem tomar, e este sistema poderá ser um facilitador para o grupo. 

“Estamos tentando colocar no Filômetro, aquele site que mostra o tamanho das filas que temos nas unidades de saúde, também colocar essa informação de segunda dose para que a pessoa possa fazer essa consulta. Estamos correndo com essa informação para disponibilizar para as pessoas”, declarou.

O Filômetro foi bem recebido pelos paulistas, chegando a ter cerca de 10 milhões de acessos até o momento. Na oportunidade, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lembrou que a plataforma De Olho na Fila foi um sucesso e tem capacidade para ser aprimorada para atender ainda melhor os cidadãos paulistas.

Por exemplo, se um cidadão tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca, ao acessar a plataforma, além de verificar se há ou não fila de espera em determinado posto ou unidade de saúde, também será possível saber se aquele mesmo local está destinando a AstraZeneca para o reforço vacinal, a segunda dose. 

Em complemento, o secretário de saúde de SP informou que hoje cerca de 80% da população elegível acima de 18 anos de idade em São Paulo já foi vacinada com a primeira dose. Ao todo, são 9,7 milhões de paulistas imunizados com a primeira ou ambas as doses da vacina contra a Covid-19. 

Atualmente, os postos de vacinação estão utilizando a vacina da AstraZeneca e da CoronaVac para a aplicação da segunda dose. Porém, do dia 5 de agosto em diante, o município passará a completar o esquema vacinal com a Pfizer. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.