Liberada 4ª parcela do auxílio alimentação pago na prefeitura de Curitiba

Nova parcela do auxílio alimentação de Curitiba é liberada. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal estará enviando os R$ 70 através do programa de incentivo a nutrição. Desenvolvido para minimizar os impactos do novo coronavírus, ele permite com que a população faça feira nos Armazéns da Família.

Liberada 4ª parcela do auxílio alimentação pago na prefeitura de Curitiba
Liberada 4ª parcela do auxílio alimentação pago na prefeitura de Curitiba (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo federal vem concedendo as parcelas do auxílio emergencial, mas ainda assim é preciso que prefeitos e governadores fomentem políticas públicas sociais. Diante da permanência do novo coronavírus, os moradores carentes de Curitiba estão recebendo ajuda de custo por meio do auxílio alimentação.

Como funciona o auxílio alimentação?

Destinado exclusivamente para as famílias em situação de extrema pobreza do grupo 1, o projeto vem liberando um crédito de R$ 70 para que a população consiga fazer comparas para suas casas.

Em funcionamento desde o mês de abril, o auxílio atualmente beneficia cerca de 29,3 mil famílias que estão cadastradas nos Armazéns da Família. Para poder ser um beneficiário é preciso:

  1. Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
  2. Ser atendido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura.

Caso haja famílias que ainda não fazem parte do CadÚnico, mas precisam do auxilio alimentar, elas devem procurar o Cras da sua região para se inscrever”, explica o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Uma vez em que os cadastros são aceitos, os titulares passam a receber os cartões com o crédito posteriormente autorizado para a realização de suas compras.

Funcionamento dos Armazéns

Para otimizar a execução do projeto, a Prefeitura vem fazendo sua integração com os 34 postos de Armazéns da Família. Os estabelecimentos fornecem mais de 350 itens entre gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza.

A concessão do auxílio vem sendo aprovada sob a administração da Prefeitura, com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Finanças.

Dias e grupos das famílias beneficiadas com a quarta parcela

  • Grupo 1 – a partir de 27/7
  • Grupo 2 – a partir de 03/8
  • Grupo 3 – a partir de 10/8
  • Grupo 4 – a partir de 17/8
  • Grupo 5 – a partir de 24/8

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.