Capitais do Sudeste suspendem vacinação da covid-19 por falta de novas doses. Nesse final de semana, a prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que estão congelando o cronograma de imunização contra o novo coronavírus. Em ambas as cidades, o Ministério da Saúde não entregou os lotes prometidos.
Há meses o Brasil vem lutando para manter o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. Em São Paulo, o público acima dos 28 anos estava prestes a receber o imunizante, mas mediante a falta de medicamentos a atualização do grupo prioritário foi suspensa.
Paralisação da vacina em São Paulo
Em coletiva de imprensa realizada neste domingo (25), a prefeitura de São Paulo informou que não poderá dar continuidade a inclusão de novos cidadãos no calendário, pois não há doses o suficiente em estoque.
De acordo com o prefeito, Ricardo Nunes, será preciso receber novos lotes para que o cronograma seja atualizado. Ele explicou que houve problemas na administração de sua própria gestão no que diz respeito a campanha.
“Inclusive, eu havia anunciado que nós faríamos na quinta e na sexta, 28 anos, e eu estou retirando esta confirmação porque eu ainda dependo… a gente tinha um diálogo com o estado que, aparentemente, nós prefeitura interpretamos mal com relação às doses. Então, o que está confirmado é a vacinação de terça e quarta de 29 anos.”
Até o momento não há previsão para a aplicação da primeira dose daqueles com 28 anos. Os demais permanecem sendo imunes com a segunda aplicação.
Vacinação no Rio de Janeiro
A suspensão do cronograma ocorreu também no Rio de Janeiro. Na última sexta-feira (23), a prefeitura informou que não incluirá novos grupos prioritários para a aplicação da primeira dose.
Por enquanto, apenas aqueles que já foram vacinados terão acesso a segunda aplicação para garantir a conclusão do ciclo de imunização. Até o momento, a gestão convoca homens e mulheres acima dos 34 anos.
“Por já ter aplicado todas as vacinas destinadas à primeira dose (D1) contra a covid-19 e para garantir estoque para as segundas doses (D2) programadas, o Município do Rio de Janeiro suspenderá momentaneamente seu calendário de vacinação de D1 a partir de hoje (23). A vacinação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas”, disse a prefeitura, em nota.
Ambas as regiões aguardam um novo pronunciamento do Ministério da Saúde informando o envio de novos lotes das vacinas.