São Paulo confirma para próxima semana vacinação dos maiores de 28 anos

Prefeitura de São Paulo anuncia novo calendário de vacinação. Diante da entrega de novas doses de imunizante, a secretaria de saúde municipal passará a aplicar o medicamento nos adultos acima dos 29 anos. A informação foi confirmada em entrevista ao UOL, pelo gestor da pasta, Edson Aparecido.

São Paulo confirma para próxima semana vacinação dos maiores de 28 anos (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)
São Paulo confirma para próxima semana vacinação dos maiores de 28 anos (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

Um novo grupo poderá ser imune contra a covid-19 em São Paulo. Os adultos com mais de 28 e 29 anos estarão entrando no calendário de vacinação a partir da próxima semana. Atualmente a campanha vem convocando quem está acima dos 30.

Atualização do calendário

Nesta semana, foram entregues novos lotes da CoronaVac e Pfizer. Desse modo, o secretario municipal de saúde, Edson Aparecido, atualizou a lista de grupos prioritários.

A previsão é de que 90% da população adulta esteja imune até o dia 30 deste mês, confira o cronograma:

  • Amanhã (23): 30 anos
  • Sábado (24): repescagem para grupos anteriores e campanha de 2ª dose para todos os grupos
  • Segunda-feira (26): repescagem para grupos anteriores
  • Terça-feira (27) e quarta-feira (28): 29 anos
  • Quinta-feira (29) e sexta-feira (30): 28 anos
  • Sábado (31): repescagem para grupos anteriores e campanha de 2ª dose para todos os grupos

Agendamento

Quem estiver sendo convocado deve fazer o agendamento pelo portal da vacina. É importante ressaltar a necessidade de exibir, na hora da aplicação, um documento oficial com foto e comprovante de residência.

A cidade reforça que ao chegar no posto selecionado, o cidadão não poderá escolher o tipo de imunizante que deseja receber. A seleção pelas vacinas vem atrasando o cronograma de aplicação, fazendo com que alguns paulistanos fiquem desprotegidos.

Detalhes da vacinação em São Paulo

Atualmente a cidade é uma das mais avançadas na campanha de vacinação. No entanto, há uma preocupação quanto a entrega de doses o suficiente para concluir o ciclo de imunização. Todos os novos convocados têm inicialmente apenas o primeiro imunizante garantido.

O governo federal, via ministério da saúde, determinou que os estados e prefeituras não devem estocar a segunda dose a partir da aplicação da primeira.

A orientação é que todos os lotes enviados sejam destinados para o andamento do calendário, mediante a chegada de novas doses é que são convocadas as segundas dosagens.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.