Funcionamento de bares e restaurantes nas principais cidades turísticas do Brasil

Pontos-chave
  • As regras para bares e restaurantes variam conforme a região;
  • Alguns municípios possuem limite de funcionamento dos estabelecimentos;
  • As medidas podem passar por mudanças conforme o cenário da pandemia de covid-19.

Diversas cidades brasileiras fazem do turismo uma forma de elevar a economia local. Contudo, por conta da pandemia de covid-19, os governos têm limitado o funcionamento do comércio. Entenda o funcionamento de bares e restaurantes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Maceió, Porto Alegre e Natal.

Funcionamento de bares e restaurantes nas principais cidades turísticas do Brasil
Funcionamento de bares e restaurantes nas principais cidades turísticas do Brasil (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)

Funcionamento de bares e restaurantes em Salvador

Conforme a fase verde do “Plano Salvador”, os bares e restaurantes podem funcionar das 11h às 23h30. Esta fase tem validade no momento que a taxa de ocupação dos leitos se mantenha abaixo de 60%.

Conforme as regras estabelecidas pela prefeitura de Salvador, para flexibilizar a abertura das atividades, é necessário que a taxa de ocupação de leitos exclusivos de covid-19 se mantenha, pelo menos, 5 dias em cada patamar.

De qualquer modo, durante todas as fases, será preciso respeitar os protocolos Geral e Setorial.

Funcionamento de bares e restaurantes no Rio de Janeiro

Os bares e restaurantes possuem a permissão, sem restrição de horário, para o consumo para clientes sentado. Há a necessidade de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras — limitado a oito ocupantes. Também está admitida a música ao vivo sem restrição de horário.

A prefeitura do Rio prorrogou as medidas sanitárias de proteção à vida até dia 26 de julho. Mesmo com queda sustentada nas médias móveis de atendimentos da rede de urgência e emergência, de casos e de morte pela covid-19, o prefeito Eduardo Paes decidiu seguir com as restrições em vigor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Por conta da situação de melhora da campanha de vacinação no Rio, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a cidade terá Réveillon e o carnaval de 2022. A declaração foi feita em entrevista ao Bom Dia Rio, nesta quinta-feira (22).

Ele estima que o fim da aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 aconteça já em outubro. Conforme o calendário oficial do Rio de Janeiro, a finalização da primeira etapa de vacinação acontecerá dia 15 de agosto.

Funcionamento de bares e restaurantes em Maceió

O atual decreto em Alagoas, que se encerra nesta quinta-feira (22), estabelece que o estado esteja na fase laranja do distanciamento social. Por meio dessa fase, os bares e restaurantes passaram a funcionar no fim de semana — no mesmo horário que já poderiam de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h.

Após este horário estabelecido, há a autorização de funcionamento apenas por meio de delivery e no esquema de ‘pegue & leve’. Um novo decreto deve ser publicado hoje (22). Esta nova medida, segundo informado pelo G1, deve ampliar o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

A flexibilização das medidas restritivas acompanha o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19
A flexibilização das medidas restritivas acompanha o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19 (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

Funcionamento de bares e restaurantes em Porto Alegre

Na última sexta-feira (16), a prefeitura de Porto Alegre publicou decreto que flexibiliza diversas atividades comerciais. Não há mais o percentual de 60% de ocupação máxima em bares e restaurantes. Estes estabelecimentos podem funcionar com ocupação máxima. Não há limite de duração.

De qualquer modo, segue válida a regra de distanciamento de 2 metro entre as meses e grupos em restaurantes e espaços de alimentação. A medida também mantém a determinação de até 6 pessoas no local, sendo que elas devem estar sentadas.

Funcionamento de bares e restaurantes em Natal

O governo do Rio Grande do Norte, por meio de decreto válido até dia 4 de agosto, aprovou novas medidas para o estado. As atividades socioeconômicas consideradas não essenciais podem funcionar todo o dia, das 5h às 0h.

Os bares e restaurantes possuem 1 hora a mais de tolerância para encerrar as atividades presenciais. A medida estabelece um limite de capacidade de 50%.

Outra novidade proporcionada por essa medida foi a suspensão do toque de recolher no RN. Essa medida estava em vigor desde 27 de fevereiro de 2021. Como base para a retomada das atividades, o governo considerou a diminuição da taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública.

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.